Clássico de James Green sobre homossexualidade masculina no Brasil ganha terceira edição revista e ampliada

Notícia
Notícias
segunda-feira, 9 de maio de 2022

O brasilianista acrescentou  um novo capítulo e epílogo, com foco na história do movimento LGBTQIA+ e seus efeitos na sociedade brasileira a partir de 1980  

Durante muito tempo, o carnaval brasileiro, com seu cortejo de homens travestidos de mulher, vendeu, dentro e fora do país, a imagem de uma convivência pacífica da sociedade com a homossexualidade e a bissexualidade. No entanto, em Além do carnaval: a homossexualidademasculina no Brasil do século XX, o brasilianista James N. Green demonstrou que, por debaixo dos trajes à la Carmen Miranda, o típico mito de exportação da alegria e descontração carnavalescas, sempre subsistiu não a tolerância, mas o preconceito. Esse livro, inovador à época de sua publicação, tornou-se um clássico nos estudos gays e lésbicos, e chega à terceira edição com acréscimos relevantes.

“Quando decidi acrescentar um capítulo a Além do carnaval para uma nova edição que levaria o conteúdo do livro ao século XXI, enfrentei um dilema. A primeira edição era uma história social e cultural da homossexualidade do final do século XIX até 1980. Entretanto, a situação dos homens que tinham relações sexuais e amorosas com outros homens mudou drasticamente nas duas últimas décadas do século XX”, anota o autor na apresentação da nova edição. “Desde a publicação [da primeira edição, em 1999], tenho acompanhado de perto o aumento vertiginoso de produções acadêmicas focadas em diferentes cidades do Brasil, o que significa que agora entendemos de maneira muito mais complexa as diferentes formas como as pessoas de lugares variados do país se envolveram no homoerotismo sob condições locais particulares, embora seja possível notar padrões nacionais de sociabilidade e comportamento nesses estudos. Em vez de tentar integrar essa nova pesquisa aos seis capítulos originais do livro, decidi mantê-los como estavam, como um texto clássico”, explica Green.

O estudo de Green se concentra na homossexualidade masculina no Rio de Janeiro e em São Paulo ao longo do século XX: no primeiro capítulo, investiga os “prazeres nos parques do Rio de Janeiro na belle époque brasileira”, de 1898-1914; no segundo, o sexo e a vida noturna de 1920 a 1945; na sequência, no terceiro, explora elementos de “controle e cura: reações médico-legais”; já no quarto, examina novas palavras, novos espaços e novas identidades de 1945 a 1968; no quinto, trafega pela “apropriação homossexual do carnaval carioca”; no sexto, trata dos movimentos contrários à repressão, com “mais amor e mais tesão”, de 1969 a 1980; o sétimo e último, inédito na nova edição, atualiza e amplia as análises anteriores, cobrindo, justamente, as últimas décadas do século XX, pródigas em lutas, conquistas, mas ainda repletas de desafios.

“Escrever Além do carnaval foi uma decisão política”, registra. “Apesar de antropólogos terem produzido alguns estudos realmente importantes sobre a homossexualidade no Brasil na década de 1980 e no início da década de 1990, não havia nenhum relato rigoroso sobre a história da homossexualidade. Creio que o livro resistiu ao passar do tempo. Meu engajamento político também não se desvaneceu no decorrer dos anos. E apesar da recente ascensão e do fortalecimento da extrema direita e de suas atitudes e políticas homofóbicas, como um historiador e observador atento do Brasil, permaneço confiante que o movimento LGBTQIA+ brasileiro, ao lado de outras forças políticas e sociais progressistas, continuará promovendo a causa para que pessoas cuja sexualidade, identidade de gênero, e cujas relações amorosas transgridam normas sociais e culturais antiquadas conquistem todos os seus direitos democráticos.”        

Sobre o autor - James Naylor Green é professor de História Moderna da América Latina e foi diretor da Iniciativa Brasil na Brown University, EUA. Especialista em estudos latino-americanos, Green é brasilianista, tendo vivido no Brasil entre 1976 e 1982, e sua trajetória esteve sempre ligada ao ativismo pelos direitos LGBTQIA+.  

Título: Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX – 3ª edição
Autor: James N. Green
Tradução: Cristina Fino e Cássio Arantes Leite
Número de páginas: 654
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 98
ISBN: 978-65-5711-037-9

Assista à conferência de lançamento da obra:

https://www.youtube.com/watch?v=1GLlWyRSUqU

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa@editora@unesp.br