Clássicos do Catálogo | 'A abolição', de Emília Viotti da Costa

Notícia
Notícias
segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Créditos: Cláudio Versiani

A seção Clássicos do Catálogo desta semana destaca a obra de Emília Viotti da Costa, A abolição - 9ª edição.

Em linguagem acessível inclusive para o público leigo, a autora apresenta o complexo cenário político, econômico, social e ideológico que levou à abolição no país, enfatizando que, embora tenha sido uma conquista, a libertação dos escravos foi apenas um primeiro passo em direção à emancipação dos negros no Brasil.

O livro apresenta a evolução do processo desde a derrocada das doutrinas que justificavam a escravidão, a partir da ascensão da burguesia na Europa ao longo do século XVIII, até a gradual adesão dos fazendeiros ao trabalho livre.

Contextualiza a pressão da Inglaterra pelo fim do tráfico e discorre sobre suas consequências, abordando ainda os reflexos das leis emancipadoras e do desenvolvimento econômico sobre o regime escravocrata. Tudo isso sem deixar de lado a importância dos movimentos abolicionistas, que concederam legitimidade às revoltas dos escravos, violentamente reprimidas durante o período colonial.

Emília Viotti da Costa (1928-2017), nascida em São Paulo, formou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sendo livre-docente pela mesma universidade. Aposentada em 1969 pelo AI-5, foi docente em várias universidades dos Estados Unidos, entre as quais a Tulane University e a University of Illinois. Foi Full Professor na Yale University, onde lecionou por mais de duas décadas. 

Confira mais dicas de leitura em nosso Instagram @unespeditora

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br