Obra clássica de Roger Chartier
A seção Clássicos do Catálogo desta semana destaca a obra de Roger Chartier: A aventura do livro: do leitor ao navegador - conversações com Jean Lebrun, publicada pela Editora Unesp em 1998.
A obra faz parte da série de entrevistas com grandes historiadores. Roger Chartier, professor e especialista em História da Leitura, reconstrói a história do livro, desde seu início na Antiguidade até a era da navegação na internet. Fartamente ilustrada, esta entrevista demonstra como a história do livro é tributária tanto dos gestos violentos que a reprimiram quanto da lenta conscientização da força da palavra escrita.
O autor faz um resgate histórico sobre o livro, o papel do autor na antiguidade, os caminhos da produção texto − navegando do autor até a edição e também levanta a discussão sobre o leitor e a leitura, e a função da biblioteca e dos bibliófilos durante o processo.
Roger Chartier nasceu em 1945, em Lyon, a terceira cidade da França, filho de uma família operária. Formou-se professor e historiador simultaneamente pela Escola Normal Superior de Saint Cloud e pela Universidade Sorbonne, na capital francesa. Em entrevista ao jornal O Globo, Chartier afirmou que há dois tipos de publicação: aquela que é a pura reprodução da forma impressa e a que não poderia existir em outro formato, ao unir texto, imagem, áudio e vídeo.
“O mundo digital não é um mundo de livros, não é nem sequer um mundo de jornais ou revistas. É um mundo da digitalização das relações entre os indivíduos e da digitalização da relação dos indivíduos com as instituições”, disse o autor na mesma entrevista. Confira aqui.
Confira mais dicas de leitura em nosso Instagram @unespeditora.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br