Clássicos do Catálogo: 'Cartas de Claudio Monteverdi'

Notícia
Notícias
segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Detalhe do retrato de Claudio Monteverdi pintado por Bernardo Strozzi (Fonte: Wikipédia)


Únicos registros do pensamento de um dos principais músicos da história ocidental, Cartas de Claudio Monteverdi abre uma janela para a vida deste italiano nascido há 456 anos, em Cremona, no dia 15 de maio de 1567. O texto figura na seção Clássicos do Catálogo desta semana. 

Hoje, Monteverdi é reconhecido como "criador da música moderna" e um dos precursores da ópera, com sua obra Orfeu. Assim, esteve presente num momento marcante da cultura europeia: a transição do Renascimento para o Barroco.

Neste livro, inédito em português, é possível agora compreender, primeiro, esta conjuntura vivida pelo artista, além de suas preferências estéticas e reflexões.

As correspondências aqui reunidas revelam um músico em constante embate com o complexo sistema de financiamento das produções artísticas na Itália quinhentista. Leva também o leitor a descobrir outras inquietações e curiosidades da vida de Monteverdi, como o texto que dedicou ao papa Paulo V, Vésperas da Beata Virgem, com o intuito de criticar o mecenato, que sempre atrasava o pagamento por suas obras.

Deste modo, por meio dessas cartas é possível entrar em contato com um compositor poucas vezes reconhecido por seu legado, levando-nos ainda a compreender importantes passagens da história da música.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br