Clássicos do Catálogo: 'Dialética invertida e outros ensaios', de Emília Viotti da Costa

Notícia
Notícias
segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Emília Viotti da Costa é considerada uma das maiores historiadoras do Brasil

Reunidos em livro pela primeira vez, os ensaios contidos em Dialética invertida e outros ensaios - obra escolhida para a seção Clássicos do Catálogo desta semana - expressam o leque temático sobre o qual Emília Viotti da Costa se debruçou ao longo de várias décadas de sua vida dedicadas à historiografia.

Escritos em diferentes períodos, os textos são marcados pelo brilho, contundência e objetividade característicos da autora.

Em “A dialética invertida: 1960-1990”, ensaio dos mais influentes, de caráter metodológico/ideológico, ela trata da metodologia historiográfica, mesmo assunto de “O historiador e a sociedade”.

Os outros sete textos que se intercalam no livro abordam o tráfico de escravos e o flagelo da escravidão, falam das penas de degredo para a colônia, das classes trabalhadoras latino-americanas e da influência francesa na São Paulo do século 19.

A própria autora coligiu e revisou os ensaios, muitos dos quais somente tinham sido publicados em revistas que há tempos saíram de circulação, e optou por manter, majoritariamente, as configurações originais.

O leitor, assim, poderá ter contato não apenas com os fronts temáticos que ela percorreu, mas também com a evolução de seu estilo e com nuances de seu pensamento.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br