Clássicos do Catálogo: 'Os elementos', de Euclides

Notícia
Notícias
segunda-feira, 3 de julho de 2023

Euclides
(Reprodução: Fondazione Cariplo/Wikipédia)

Escrito por Euclides por volta do ano 300 a.C, o tratado matemático Os elementosum dos livros mais importantes do mundo ocidental, é o destaque da seção Clássicos do Catálogo desta semana. Para se ter uma ideia de sua relevância, é um dos mais publicados: apenas a Bíblia tem maior número de edições. “Se quiserdes conhecer o que é a matemática, basta olhardes os Elementos de Euclides”, dizia Kant deste que se tornou o modelo lógico para as ciências exatas.

No entanto, quem desejava ler a obra em português, tinha que se contentar com uma versão incompleta do século XVIII, feita a partir da edição latina de Commandino, baseada em manuscritos que mesclavam o texto original com comentários e acréscimos de Téon de Alexandria. Esta edição da Editora Unesp é a primeira tradução moderna e completa para o português, feita diretamente do grego por Irineu Bicudo, preservando o espírito conciso do texto sem que se perca a sua legibilidade.

Na introdução a este volume, Bicudo, que alia o interesse pelas letras gregas com uma sólida carreira nas ciências exatas, comenta que “se com Homero a língua grega alcançou a perfeição, atinge com Euclides a precisão”. Pois, como ressalta, tanto este quanto aquele lançam mão de um recurso que “consiste em usar um conjunto de frases fixas que cobrem muitas ideias e situações comuns, poderoso auxílio à memória em um tempo de cultura e de ensino eminentemente orais [e] serve para aproximar o geômetra do poeta e então mostrar que perfeição e precisão podem ser faces da mesma moeda”.

No total, Os elementos oferecem 465 proposições, além de definições, postulados e noções comuns (axiomas), distribuídos em 13 livros, sistematizando e dando sequência lógica para o conhecimento da matemática grega. E, neste processo, transformando-a, de fato, em uma ciência dedutiva. Os seis primeiros livros dão conta da geometria plana; os três seguintes, da teoria dos números; o décimo livro, o mais complexo, estuda uma classificação de incomensuráveis/irracionais; e os três últimos abordam a geometria no espaço.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br