Coletânea reúne análises sobre a política econômica brasileira recente

Notícia
Notícias
quarta-feira, 6 de junho de 2018

Livro para download gratuito busca entender a trajetória histórica da economia a partir da síntese de aspectos estruturais, cíclicos e de política econômica

A compreensão do projeto econômico empreendido por um governo exige um exercício teórico e prático complexo, dada a multiplicidade de elementos sociais, políticos, históricos e estruturais. É partindo desse cenário que os economistas Ricardo Carneiro, Paulo Baltar e Fernando Sarti organizam a coletânea de artigos Para além da política econômica, lançamento da Editora Unesp digital disponível para download gratuito aqui.

O objetivo é lançar luzes sobre a experiência recente de desenvolvimento econômico do Brasil, durante os governos Lula e Dilma, com especial destaque para este último período. “Os artigos que compõem este livro compartilham uma perspectiva comum: a de entender a trajetória histórica de qualquer economia como a síntese de aspectos estruturais, cíclicos e de política econômica”, anotam os organizadores na apresentação do texto.

O livro se divide em nove capítulos. No primeiro, analisam-se aspectos mais gerais do modelo de desenvolvimento posto em prática a partir de 2011; no segundo, os impactos da economia chinesa sobre a brasileira; na terceira parte, o setor externo no governo Dilma Rousseff e seu papel na crise; nos capítulos quatro e cinco, fala-se do desempenho recente da indústria brasileira no contexto de mudanças estruturais domésticas e globais e de emprego e distribuição da renda, respectivamente; no sexto, aborda-se a política econômica externa do governo Dilma Rousseff, e no sétimo a política macro das duas passagens de Dilma pelo Planalto; no capítulo oito vem a lume a análise da política macroeconômica no que tange à responsabilidade da política fiscal na desaceleração e na crise subsequente e, por fim, no nono capítulo, os leitores são levados à política social nos limites do experimento desenvolvimentista. 

“O título, Para além da política econômica, procura exatamente destacar essa abordagem, presente em todos os seus capítulos”, explicam Carneiro, Baltar e Sarti. “A sua recusa a interpretações, ortodoxas ou heterodoxas, para as quais os equívocos na gestão da política econômica responderam, primordialmente, pela desaceleração e crise do experimento desenvolvimentista constitui o traço de união dos vários textos.”

Sobre os organizadores – Ricardo Carneiro é professor titular do Instituto de Economia (IE) da Unicamp; Paulo Baltar é professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Cesit); e Fernando Sarti é professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp e pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit).

Título: Para além da política econômica
Organizadores: Ricardo Carneiro, Paulo Baltar e Fernando Sarti
Número de páginas: 364
Formato: 16 x 23 cm
Preço: Download gratuito
ISBN: 978-85-9546-257-1

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp