Coluna de Ancelmo Gois destaca 'História das mestiçagens no Brasil'

Notícia
Notícias
domingo, 9 de agosto de 2026

Nota chama atenção para questões históricas abordadas no novo livro organizado por Mary Del Priore e Gian Melo

A coluna de Ancelmo Gois destacou História das mestiçagens no Brasil, organizado pelos historiadores Mary Del Priore e Gian Melo e lançado pela Editora Unesp. A nota chama atenção para temas abordados na obra, como a existência de escravizados brancos no Brasil e o estímulo do Marquês de Pombal ao casamento entre portugueses e indígenas.

A publicação ressalta que o livro reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir como as mestiçagens biológicas e culturais participaram da formação da sociedade brasileira, ampliando o debate sobre identidade, raça, pertencimento e história do país.

Confira a íntegra abaixo:

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br