Concurso de contos e crônicas sobre a pandemia realizado pela Unesp divulga vencedores

Notícia
Notícias
sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Textos literários selecionados comporão um livro a ser publicado pela Editora Unesp

Um conto de um docente do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus de São José do Rio Preto, e uma crônica de uma estudante da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), do câmpus de Franca, foram os vencedores do concurso de contos e crônicas “Para não esquecer: literatura da pandemia”, uma iniciativa inédita da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proec) em parceria com a Fundação Editora da Unesp (FEU) e a Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Universidade.

O conto vencedor, intitulado “Fragmentos de um diário da epidemia”, é de autoria do professor Marcio Scheel e a crônica vencedora, “Arquivos e drives: memórias na pandemia”, é de autoria da aluna de pós-graduação Flávia Mantovani. Ao todo, incluindo os vencedores, foram selecionados 32 textos literários, sendo 15 contos e 17 crônicas, escritos por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária (docentes, discentes e técnico-administrativos). Todas as produções selecionadas serão publicadas, em meio impresso e/ou digital, pela Editora Unesp.

“Este concurso faz parte de um conjunto de ações culturais para enfrentamento da pandemia. Arte e cultura são campos fundamentais para a promoção da saúde e a gente tem que favorecer estes ambientes saudáveis. A resposta dada pela nossa comunidade foi muito positiva”, afirma o pró-reitor de extensão universitária e cultura da Unesp, professor Raul Borges Guimarães.

A iniciativa, financiada com recursos do convênio da Unesp com o banco Santander, foi aberta a toda comunidade da Unesp e teve 143 crônicas e 121 contos inscritos - cada unespiano podia inscrever até três contos ou crônicas. No total, o concurso literário reuniu 185 participantes, de 25 unidades diferentes.

O professor Jézio Hernani Bomfim Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, classifica tais produções literárias como um “momento catártico” em razão da situação vivida pelo país em meio à pandemia de covid-19 - quase 590 mil pessoas perderam a vida até aqui. Segundo ele, todas as 34 bibliotecas das Unidades da Unesp receberão as produções literárias do concurso.

Para conhecer todos os selecionados, clique aqui.

* Com informações de Fabio Mazzitelli, da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br