Confira a íntegra do bate-papo virtual sobre educação, estética e política

Notícia
Notícias
terça-feira, 24 de novembro de 2020

Bate-papo foi transmitido ao vivo on-line

A Editora Unesp realizou, no último dia 24 de novembro, encontro virtual sobre Educação estética e política, entre a professora, pesquisadora da área de educação e autora de diversas obras Maria do Rosário Longo Mortatti, e o professor de Literatura Brasileira na Unesp, câmpus de Assis, João Luís Ceccantini, com mediação do diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. 

No encontro, também foi lançado o livro Receita de ambrosia: Peça didática – de autoria de Mortatti e que pode ser baixado gratuitamente aqui , que deriva do poema “Receita de ambrosia”, publicado em seu livro Em sobressaltos: formação de professora. O objetivo é problematizar a formação inicial de professores para a compreensão ativa do processo discursivo, considerando que, para ensiná-lo, não basta falar sobre. É necessário também mostrar, fazendo com que os futuros professores participem como alunos que se formam para o magistério.

A autora inspira-se na concepção de “peça didática”, de Bertolt Brecht, com a finalidade de “educação estético-política”, por meio da encenação de um “modelo de ação”. O ideia, entretanto, não é apresentar um modelo a ser copiado ou prescrições a serem seguidas. Embora o termo “receita” (etimologicamente, “recebido”) remeta a discurso instrucional, indicando relação de ingredientes e modo de fazer, o modelo de/em ação aqui encenado se caracteriza como roteiro de uma antirreceita, de um antirritual.

O evento pode ser assistido na íntegra abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=8S67qIlTLRc

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br