Confira as dicas para leitura dos livros digitais da Editora Unesp

Notícia
Notícias
sexta-feira, 18 de setembro de 2020


O catálogo da Editora Unesp disponibiliza mais de 150 livros digitais gratuitamente,
divididos em dois formatos: PDF e ePUB

O download e a disponibilização da leitura dos títulos em PDF é realizada como outros arquivos digitais que podem ser visualizados com leitores tradicionais já instalados no computador ou celular.

ePUB (abreviação de Electronic Publication - publicação eletrônica) é um formato de arquivo digital, livre e aberto, específico para livros digitais, um formato padrão desde 2007, estabelecido no Fórum Internacional de Publicação Digital. Após realizar o download do livro da Editora Unesp em formato ePUB, é necessário um aplicativo de leitura para ter acesso ao texto - caso contrário o arquivo não abre e dá a impressão de estar corrompido ou vazio.

A Editora Unesp separou algumas opções de aplicativos e programas que permitem o acesso ao conteúdo, lembrando que há diversas outras possibilidades de leitores digitais, que podem ser buscadas na internet. Um exemplo de buscar é por "aplicativos de ePUB para Windows/Macbook" ou "programas de ePUB para Windows/Macbook".

Confira abaixo as sugestões:

Adobe Digital Editions

  • A Adobe disponibiliza o download gratuito do aplicativo que vai permitir a leitura de livros digitais no formato ePUB, com opção de instalação para Windows e Macintosh.
  • Acesse no link aqui e faça o download para o software necessário.

O aplicativo Books (ou Livros) da AppStore

  • Para os usuários dos produtos Apple (Ipad, Iphone, MacBook) o aplicativo já vem instalado e permite a leitura de ePUBs sem necessidade de programa adicional. Caso, por alguma razão, você não localize o app em seu dispositivo Apple basta pesquisar (Books ou Livros) na Apple Store e ele aparecerá entre as primeiras opções.
  • Saiba mais sobre o aplicativo aqui.

E-readers (exemplos: Kobo e Lev)

  • Um e-reader é o dispositivo digital que permite a leitura de um e-PUB, ou PDF, com formato similar a um tablet e ajustes de leitura como tamanho das letras, luminosidade e temperatura. Os e-readers possuem valores variados de acordo com o fornecedor e o modelo escolhido. Utilizamos como exemplo as opções Kobo e Lev por aceitarem a leitura de ambos os formatos disponibilizados pela Editora Unesp.

Leia também mais detalhes da diferença entre um ePUB e um PDF na publicação do portal Seja Digital, aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br