Participantes da live de lançamento do livro Os segredos das senhoras americanas
A Editora Unesp promoveu, no último dia 7 de maio, o debate virtual e lançamento do livro O segredo das senhoras americanas: Intelectuais, internacionalização e financiamento na Guerra Fria cultural, de Marcelo Ridenti. Além de Ridenti, participam da live os pesquisadores Felipe Pereira Loureiro e Rodrigo Patto Sá Motta, com mediação de Daniela Vieira dos Santos.
"Este livro trata de intelectuais, num sentido amplo, que também abarca certos artistas e estudantes que atuaram nas circunstâncias da Guerra Fria, buscando seu desenvolvimento pessoal e coletivo na atividade de cada um, com destaque na atuação do espaço público", anota Ridenti.
Assista à íntegra do evento abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Y5f825RKn44
Neste livro, os chamados “anos rebeldes” são tratados a partir de um ângulo muito particular, com foco na disputa internacional para ganhar corações e mentes no auge da Guerra Fria. Em meio à forte disputa por aumento das áreas de influência, no entanto, os intelectuais e artistas brasileiros não foram meras peças no tabuleiro: participaram ativamente do embate entre as grandes potências, apesar de não dominarem todas as regras do jogo nem conhecerem alguns segredos sobre o financiamento de suas atividades.