'Conversações com Goethe' e 'A grande estratégia do Brasil' são finalistas do Prêmio Jabuti 2017

Notícia
Notícias
quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A Câmara Brasileira do Livro divulgou os dez finalistas de cada uma das 29 categorias da 59ª edição do Prêmio Jabuti, o mais importante do mercado editorial brasileiro. 

A Editora Unesp participa, na categoria Tradução, com o livro Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida1823-1832, de Johann Peter Eckermann, tradução de Mário Luiz Frungillo. E, na categoria Ciências Humanas, com A grande estratégia do Brasil: Discursos, artigos e entrevistas da gestão no Ministério da Defesa (2011-2014), de Celso Amorim. 

Nietzsche considerava Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida o melhor livro já escrito em alemão. Walter Benjamin, uma das maiores obras de prosa de todo o século XIX. Resultado das zelosas anotações diárias e de argutas observações de seu secretário particular Eckermann, Conversações definiu a imagem de Goethe para a posteridade. A imersão no cotidiano do grande poeta em seus últimos nove anos de vida possibilita conhecer melhor tanto o literato quanto a sua época. Entre comentários sobre assuntos variados – literatura, pintura, música, teatro, filosofia, ciências, religião, política –, surgem as frases que se tornariam referências para toda a cultura ocidental.

Já A grande estratégia do Brasil reúne textos da gestão do Embaixador Celso Amorim no Ministério da Defesa, de agosto de 2011 a dezembro de 2014. Os discursos, artigos e entrevistas aqui reproduzidos são perpassados pela ideia de que, no Brasil, política externa e política de defesa devem se coadunar em uma grande estratégia de defesa do interesse nacional e de promoção da paz. Essa é a linha-mestra da abordagem de todos os grandes temas da Defesa Nacional no período, como a modernização das Forças Armadas, o fortalecimento da indústria nacional de defesa, a capacitação tecnológica nacional, a cooperação de defesa com os parceiros da América do Sul e do Atlântico Sul, a contribuição do país como provedor de paz às Nações Unidas e o papel dos militares em uma sociedade democrática. A Grande Estratégia do Brasil é uma coedição da Fundação Alexandre de Gusmão e da editora Unesp, com apoio do instituto Pandiá Calógeras.

As três obras que receberem a maior pontuação dos jurados na segunda etapa, no dia 31 de outubro, serão consideradas vencedoras em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá dia 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer.

Confira a lista completa dos finalistas em: http://www.premiojabuti.com.br/apuracao/f1/

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp