Cruz e Sousa e o simbolismo brasileiro

Notícia
Notícias
quinta-feira, 24 de novembro de 2016

João da Cruz e Sousa (Florianópolis, 24 de novembro de 1861 — Curral Novo, 19 de março de 1898), também conhecido como Dante Negro, ou Cisne Negro, foi um dos precursores do simbolismo no Brasil, movimento literário que surgiu no final do século 19, como oposição ao realismo, naturalismo e positivismo. O estilo, inspirado em Charles Baudelaire, defende a presença da emoção e da subjetividade humana na arte.

Filho de escravos alforriados, estudou no Ateneu Provincial Catarinense, onde aprendeu francês, inglês, latim, grego, matemática e ciências naturais. 

Missal (1893, poemas em prosa) e Broquéis (1893, poesia) são consideradas suas obras de maior destaque e as inaugurais do simbolismo no país. Missal destaca-se também pela forma, já que poemas em prosa não eram comuns na literatura nacional da época. 

Em Dispersos: poesia e prosa - Cruz e Sousa, os organizadores Iaponan Soares e Zilma Gesser Nunes, reúnem poemas e prosa de Cruz e Souza, antes dispersos em diversos periódicos. A obra é acompanhada de um estudo crítico que apresenta o lugar dessa produção no cenário da literatura brasileira. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp.