'De minha vida', de Goethe, ganha nova tiragem

Notícia
Notícias
domingo, 21 de abril de 2024

Em nova edição brasileira, autobiografia de Goethe abrange a vida do poeta contada por ele mesmo e revela o homem por trás da monumentalidade de sua obra

Homem de múltiplos talentos, Johann Wolfgang von Goethe dedicou-se sobremaneira à escrita, que o imortalizou como um dos mais destacados pensadores da humanidade. Porém, se sua obra literária recebe luzes constantes, a fatia não literária produzida pelo poeta alemão, de suma importância para se entender quem é o homem e, por consequência, sua obra, ainda não era tão acessível ao grande público. Felizmente, para completar essa lacuna, a Editora Unesp lançou uma série de obras de sua lavra, inclusive a autobiografia De minha vida: poesia e verdade, que acaba de ganhar nova tiragem.

“Esta tradução se constrói menos em torno de uma imagem de monumentalidade da obra e de genialidade de seu autor do que em torno de uma imagem mais humanizada de Goethe”, anota Mauricio Mendonça Cardozo, responsável pela tradução, apresentação e notas. O alemão “sentindo, pensando, lendo e escrevendo em seu tempo, soube atravessar a espessura de suas experiências com intensidade”, continua. A densidade de sua obra ressoa atual nos ouvidos do século XXI.

Dividido em quatro grandes partes, o texto conta com um sistema de referências cruzadas para dar conta de mencionar um grande número de obras e personalidades ao leitor interessado sem repetir exaustivamente informações já mencionadas.

“Pois esta parece ser a principal tarefa da biografia: apresentar o homem no contexto das relações de seu tempo, mostrar o quanto ele a elas resiste e o quanto delas se beneficia; de que modo, a partir delas, constrói sua visão do mundo e do homem; e de que modo elas impactam em sua condição de artista, poeta, escritor”, escreve Goethe.

De minha vida: poesia e verdade é a segunda obra lançada pela Editora Unesp com o objetivo de oferecer ao leitor brasileiro um acesso tão amplo quanto possível à variedade da obra não literária do alemão. A série, coordenada por Mario Luiz Frungillo, foi planejada em três grandes seções, tendo como abertura as Conversações com Goethe, de Johann Peter Eckermann, publicada em 2016. A primeira seção reunirá as principais obras de caráter autobiográfico e os relatos de viagem, a segunda será dedicada aos escritos de estética, e a terceira, às suas incursões no campo das ciências da natureza.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br