Lançamento de Viver e morrer em São Paulo será na Livraria Megafauna Copan
No dia 6 de agosto, a Livraria Megafauna Copan recebe o debate e lançamento do livro Viver e morrer em São Paulo, de Jeffrey Lesser. A obra revela como saúde pública, questões raciais e estigmas de classe se entrelaçam na infraestrutura da cidade, denunciando desigualdades históricas e estruturais.
Participam do debate Nadya Araujo Guimarães (USP e Academia Brasileira de Ciências), Fernando Costa de Carvalho Cosentino (médico na UBS Bom Retiro) e Luis Antonio Coelho Ferla (Unifesp), além do autor, que ocupa a Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidade Emory (mais detalhes abaixo).
DEBATEDORES
Jeffrey Lesser ocupa a Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidade Emory, em Atlanta, EUA, e é professor convidado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. É o autor de muitos livros publicados no Brasil, incluindo três premiados internacionalmente: Uma diáspora descontente: os nipo-brasileiros e os significados da militância étnica, 1960-1980 (Paz e Terra, 2008), Negociando a identidade nacional: imigrantes, minorias e a luta pela etnicidade no Brasil (Editora Unesp, 2001) e O Brasil e a questão judaica: imigração, diplomacia e preconceito (Imago, 1995). Pela Editora Unesp, publicou também A invenção da brasilidade: identidade nacional, etnicidade e políticas de imigração (2015).
Nadya Araujo Guimarães é professora titular sênior em Sociologia do Trabalho na USP e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Especialista em Sociologia Econômica e do Trabalho, pesquisa desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho, além do cuidado e suas trabalhadoras. Foi professora visitante em Princeton, University of Illinois e Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris.
Fernando Costa de Carvalho Cosentino é médico na UBS Bom Retiro. Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo, fez parte do Programa Mais Médicos por 4 anos e há 5 anos atua como parceiro comunitário integrado à equipe de pesquisa da Emory University.
Luis Antonio Coelho Ferla é professor de História Contemporânea na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde coordena o Laboratório de Humanidades Digitais e o grupo de pesquisa Hímaco (História, Mapas e Computadores). Autor do livro Feios, sujos e malvados sob medida (Alameda, 2009), sua pesquisa aborda biodeterminismo, história digital e cartografia histórica. Foi pesquisador visitante em instituições como CSIC (Espanha), Stanford e Emory (EUA) e, em 2025, é fellow do NEH Community Deep Mapping Institute.
Serviço - Lançamento de Viver e morrer em São Paulo
Data: 6 de agosto de 2025 (quarta-feira), às 19h
Local: Livraria Megafauna Copan
Endereço: Avenida Ipiranga, 200 | Loja 53 | Centro Histórico de São Paulo (SP)
Realização: Editora Unesp
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.b