Os fisiocratas são considerados os primeiros economistas
O Cardápio Cultural da III Feira do Livro da Unesp realiza, no dia 9 de abril (sexta-feira), às 14h, debate sobre o livro Fisiocracia, que marca o lançamento da obra.
A fisiocracia foi muito mais do que a primeira escola de pensamento econômico da história. Teoria originada no século XVIII que pretende entender a dinâmica econômica, deixou marcas que reverberam até hoje: da modelagem como forma de investigação ao reflexo do modelo econômico nas políticas públicas. Para resgatar seus principais teóricos, o livro traz texto selecionados, com as formulações de Quesnay, Mirabeau, Badeau, Rivière e Dupont.
O encontro reúne como palestrantes o economista e doutor em filosofia Leonardo Paes Müller ‒ que organizou a obra ‒ e o doutor em filosofia Thiago Vargas ‒ que, ao lado de Müller, traduziu os textos.
Como debatedores, participam o professor livre-docente do Departamento de Filosofia da USP Pedro Paulo Pimenta e o professor do Instituto de Economia da Unicamp Maurício Chalfin Coutinho.
As inscrições devem ser realizadas antecipadamente aqui. O acesso à sala e transmissão será enviado aos inscritos no dia do evento.
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES 18), pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, pela Editora Unesp, pelo Laboratório Imaginação Econômica e pelo Projeto Temático Fapesp “Poder, conflito e democracia”.
Durante a III Feira do Livro da Unesp, que acontece até domingo, 11 de abril, a obra pode ser adquirida com 50% de desconto, no site da Livraria Unesp.