Debate virtual marca lançamento de 'Análise da configuração textual', de Maria do Rosário Longo Mortatti

Notícia
Notícias
domingo, 21 de setembro de 2025

Obra mergulha nos enigmas do texto e reúne ensaios de aplicação prática da análise textual

No dia 7 de outubro de 2025 (terça-feira), às 19h30, a Editora Unesp promove o lançamento virtual do livro Análise da configuração textual, de Maria do Rosário Longo Mortatti, com transmissão ao vivo pelo canal da editora no YouTube e no Facebook. Além da autora, participam outros quatro especialistas na área de educação (confira todos abaixo).

A obra reúne doze ensaios que, em vez de apresentar uma teoria ou método fechado, exploram a prática da análise textual por meio de diferentes variações interpretativas. É uma proposta que convida o leitor a mergulhar no "enigma do texto" e a ampliar as possibilidades de leitura crítica e sensível.

Participantes do debate

Maria do Rosário Longo Mortatti é professora titular na Unesp, poeta e escritora. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp-Marília, é graduada em Letras pela Unesp, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, e livre-docente em alfabetização. É presidente emérita da Associação Brasileira de Alfabetização e recebeu o 54º Prêmio Jabuti – Educação (1º lugar) em 2012.

Jefferson Mainardes é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre em Educação pela Unicamp e doutor em Educação pelo Institute of Education da University of London. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, é editor das revistas Práxis Educativa (UEPG) e Relepe (Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa), além de bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Fernando Rodrigues de Oliveira é professor da Universidade Federal de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Graduado em Letras e Pedagogia, é mestre e doutor em Educação pela Unesp-Marília. Coordena a Área de Gestão do PIBID/Capes/Unifesp, lidera o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura e é vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização.

Rosa Fátima de Souza Chaloba é professora titular em História da Educação na Unesp e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp-Marília. Graduada em Pedagogia, é mestre em Educação pela Unicamp e doutora em Educação pela USP. Atua como vice-presidente da ANPEd (região Sudeste), integra a Coordenação de Área de Ciências Humanas e Sociais da Fapesp e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Michel Thiollent é professor aposentado da COPPE/UFRJ e atualmente professor voluntário no Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ. Também é professor visitante sênior no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFBA (2024–2025). Formado em Desenvolvimento Econômico e Social pelo Institut d'Étude du Développement Économique et Social (Université de Paris I), é doutor em Sociologia pela Université de Paris V (René Descartes).

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br