Debate virtual marca pré-lançamento de 'O retorno da geopolítica na Europa?'

Notícia
Notícias
terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista (IPPRI-Unesp) promoveu, no último dia 8 de dezembro, o pré-lançamento do livro O retorno da geopolítica na Europa? Mecanismos sociais e crises de identidade de política externa, que chegará em breve pela Editora Unesp. 

Marcaram presença o organizador do livro, o pesquisador sênior no Instituto Dinamarquês de Estudos Internacionais, em Copenhague, e professor de política na Uppsala University, na Suécia, Stefano Guzzini, além de Fernanda Mello, professora-assistente do Departamento de Relações Internacionais da Unesp, e a tradutora da obra, a doutora e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas Bárbara Vasconcellos de Carvalho Motta. 

O livro, um estudo comparativo, mostra como o renascimento da geopolítica em alguns países da Europa veio não apesar do fim da Guerra Fria, mas por causa dele. Desorientados pelos eventos de 1989 em sua autocompreensão e na concepção de seus papéis no cenário mundial, muitos atores da política externa europeus usaram o determinismo do pensamento geopolítico para encontrar rapidamente seu lugar na política mundial. O livro desenvolve uma metodologia construtivista para estudar mecanismos causais e sua abordagem comparativa permite uma ampla avaliação de algumas das dinâmicas fundamentais da segurança europeia.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br