A Editora Unesp realiza, no próximo dia 24 de novembro (terça-feira), das 19h30 às 21h, o encontro virtual sobre Educação estética e política, entre a professora, pesquisadora da área de educação e autora de diversas obras Maria do Rosário Longo Mortatti, e o professor de Literatura Brasileira na Unesp, câmpus de Assis, João Luís Ceccantini. A mediação será do diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre.
No encontro, também será lançado o livro Receita de ambrosia: Peça didática, de autoria de Mortatti e que pode ser baixado gratuitamente aqui. O público ainda concorre ao sorteio de livros da autora.
Este livro deriva do poema “Receita de ambrosia”, publicado no livro Em sobressaltos: formação de professora, de autoria de Maria do Rosário Longo Mortatti. O objetivo é problematizar a formação inicial de professores para a compreensão ativa do processo discursivo, considerando que, para ensiná-lo, não basta falar sobre. É necessário também mostrar, fazendo com que os futuros professores participem como alunos que se formam para o magistério.
A autora inspira-se na concepção de “peça didática”, de Bertolt Brecht, com a finalidade de “educação estético-política”, por meio da encenação de um “modelo de ação”. O ideia, entretanto, não é apresentar um modelo a ser copiado ou prescrições a serem seguidas. Embora o termo “receita” (etimologicamente, “recebido”) remeta a discurso instrucional, indicando relação de ingredientes e modo de fazer, o modelo de/em ação aqui encenado se caracteriza como roteiro de uma antirreceita, de um antirritual.
“Convido-os a compartilhar esta peça didática como materialização de antigo e ambicioso desejo: que também ela configure um processo discursivo a propiciar experiência formativa aos leitores/espectadores assim como sua elaboração proporcionou a esta pesquisadora-narradora-personagem”, sugere a autora.
Acesso aberto e gratuito pela página oficial da Editora Unesp no Facebook.