Dia Mundial da Alfabetização | 30 % de desconto em todo o catálogo de Educação

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terça-feira, 8 de setembro de 2020

Em 8 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização. A data foi instituída em 1968 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de fomentar a alfabetização no mundo.

Para refletir sobre o tema, a Editora Unesp oferece 30% de desconto nos livros de Educação de seu catálogo até 18 de setembro. Confira abaixo alguns destaques e clique aqui para ver todos os livros em promoção.

A formação da leitura no Brasil
Autoras: Marisa Lajolo e Regina Zilberman | 648 páginas | De R$ 74 por R$ 51,80

Marisa Lajolo e Regina Zilberman apresentam aqui um traçado consistente do nascimento, da consolidação e das transformações das práticas de leitura da sociedade brasileira, sem ignorar o fato de que cada época, cada obra e cada autor trazem consigo características próprias. Por esse viés, acompanhamos, fascinados, o amadurecimento do leitor – o que, por consequência, também nos esclarece sobre as conexões intrínsecas entre o universo fantasioso (e fantástico) da literatura e o mundo social em que habitamos.

Alfabetização no Brasil: Uma história de sua história

Organizadora: Maria do Rosário Longo Mortatti | 312 páginas | De R$ 56 por R$ 39,20

O conjunto de textos reunidos nesta obra possibilita a compreensão de como vem se desenvolvendo a história da alfabetização no Brasil e como se vem constituindo o campo correspondente de conhecimento. Essa história e esse campo de conhecimento, de acordo com os autores, estão centrados em um conceito brasileiro de alfabetização, entendido como processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita, que envolve diferentes facetas.

Emilia Ferreiro e a alfabetização: Um estudo sobre a psicogênese da língua escrita

Márcia Cristina de Oliveira Mello | 136 páginas | De R$ 34,00 por R$ 23,80

Neste livro, analisam-se aspectos do pensamento da pesquisadora Emilia Ferreiro sobre alfabetização, com ênfase em suas concepções a respeito do processo de construção do conhecimento da língua escrita, por parte de crianças, que resultam de sua pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita fundamentada na epistemologia genética, de Jean Piaget, e na psicolinguística, de Noam Chomsky, e que tiveram significativa repercussão em nosso país, a partir de meados dos anos de 1980. O tema é abordado de uma perspectiva histórica, por meio da utilização de procedimentos de localização, reunião e ordenação da bibliografia disponível de e sobre Emilia Ferreiro e da análise da configuração textual do livro Psicogênese da língua escrita. A pesquisa propiciou tanto uma avaliação mais precisa da importância e do significado do pensamento dessa pesquisadora quanto à constatação de que a matriz invariante de seu pensamento encontra-se no livro analisado.

Lourenço Filho e a alfabetização: Um estudo de Cartilha do povo e da cartilha Upa, cavalinho! 

Estela Natalina Mantovani Bertoletti | 136 páginas | De R$ 39,00 por R$ 27,30

A abordagem de um passado recente da alfabetização no país no livro Lourenço Filho e a alfabetização, de Estela Natalina Mantovani Bertoletti, contribui para o debate de problemas atuais das escolas públicas como os altos índices de evasão e repetências de alunos da primeira série do Ensino Fundamental. A Cartilha do Povo, publicada pela primeira vez em 1928 e utilizada por mais de seis décadas como instrumento de alfabetização nas escolas brasileiras, e a cartilha Upa, cavalinho!, publicada de 1957 a 1970, ambas idealizadas pelo educador Manuel Bergström Lourenço Filho (1897-1970), são os objetos de estudo de Estela. Para a autora, as cartilhas de alfabetização continuam a exercer um papel "mediador" e "concretizador" de teorias e métodos da alfabetização nas salas de aula das escolas brasileiras, em dissonância com as teorias atuais de alfabetização, como o construtivismo, que combatem e pretendem superar esse instrumento.

Os sentidos da alfabetização

Maria do Rosario Mortatti | 372 páginas | De R$ 62,00 por R$ 43,40

Em um percurso no qual se entrelaçam debates teóricos e metodológicos sobre alfabetização, Mortatti destaca o problema do método como objeto de estudo privilegiado da reflexão pedagógica no Brasil. Essa escolha serve de eixo a uma reconstrução da história da alfabetização, que vai do aparecimento da Cartilha maternal (1876) às pesquisas sobre psicogênese e ontogênese da língua efetuadas nos anos 1980.

Alfabetização e seus sentidos: O que sabemos, fazemos e queremos?

Maria do Rosário Longo Mortatti e Isabel Cristina Alves da Silva Frade (Orgs) | Páginas: 352 páginas | De R$ 63 por R$ 43,40

Neste livro, estão reunidos textos de pesquisadores estrangeiros e brasileiros, que abordam a alfabetização como processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos. Por meio do enfoque de diferentes pontos de vista, os autores apresentam importantes contribuições para compreensão de aspectos de pesquisas acadêmico-cientificas, práticas educacionais e políticas públicas, assim como para proposição de novas discussões e ações relativas à alfabetização.

História da pedagogia

Franco Cambi | 700 páginas | De R$ 94,00 por R$ 65,80

Franco Cambi, famoso pedagogo italiano, faz aqui uma reconstrução interpretativa geral da história da pedagogia ocidental. O livro aborda um período histórico que vai desde a Antiguidade clássica até o fim da guerra fria. Para cada período, o autor descreve o pensamento educativo hegemônico e suas instituições pedagógicas. Forma de sublinhar o aspecto social da educação, esta prática historiográfica possibilita ao autor tecer considerações a propósito de várias correntes atuais de estudo da escolarização.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
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