"O livro traz a vantagem de estar só e, ao mesmo tempo, acompanhado", disse uma vez o escritor Mario Quintana. Pois o livro viu seu papel de companheiro ainda mais reforçado por conta dos longos dias de isolamento social imposto pela Covid-19.
Ainda assim, o mercado livreiro enfrentou percalços principalmente devido ao fechamento de lojas físicas e das dificuldades logísticas por conta do aumento da venda online em 2020. Mas ele vem se recuperando, como mostra a pesquisa Painel do Varejo de Livros, do Nielsen Bookscan e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).
Por isso, os entusiastas dos livros têm motivos para comemorar, neste dia 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro. A data faz referência à criação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro no mesmo dia do ano de 1810, pouco tempo após a chegada da família real portuguesa às terras brasileiras.
E a Fundação Editora da Unesp, para marcar a data, oferece 25% de desconto em todo o catálogo da Editora Unesp bem como no da Livraria Unesp, no período de 29 a 31 de outubro.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br