Eduardo Paulon Girardi examina a indissociabilidade entre as questões agrárias e raciais no Brasil
O jornal Diário de Petrópolis destacou o livro A indissociabilidade entre a questão agrária e a questão racial no Brasil: análise da situação do negro no campo a partir dos dados do Censo Agropecuário 2017, lançamento da Cultura Acadêmica, selo da Fundação Editora da Unesp, disponível para download gratuito.
"Para o autor, a indissociabilidade entre racismo e questão agrária ocorre por duas razões", escrevem. "Em primeiro lugar, 'pelo fato de que a situação atual de segregação em que se encontram os negros no Brasil, no campo e na cidade, tem origem histórica no racismo, na escravidão e na questão agrária do período de transição do trabalho escravo para o trabalho livre no país'. Em segundo, 'porque, desde o início tolhidos de um justo acesso à terra e aos meios adequados para explorá-la e submetidos ao racismo sistêmico que caracteriza a sociedade brasileira, os negros ainda hoje continuam em situação de inferioridade socioeconômica em relação aos brancos no campo, o que faz com que a questão racial seja uma importante dimensão da questão agrária contemporânea'."
Leia a matéria na íntegra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.