'Direita e esquerda' chega em nova tiragem

Notícia
Notícias
terça-feira, 29 de setembro de 2020

Num mundo extremamente polarizado, direita e esquerda viraram xingamentos

Com a polarização atingindo níveis extremados dia após dia, ser de direita ou ser de esquerda viram xingamentos lançados como petardos em direção ao oponente com quem se discute. Mas, afinal, o que é pertencer ao grupo da direita ou ao grupo da esquerda? Em Direita e esquerda - 3ª edição, que chega em nova tiragem, o cientista político italiano Norberto Bobbio mergulha no tema, discutindo, por um lado, o renascimento de uma nova cultura da direita e, por outro, a "morte" da esquerda e possíveis caminhos mais afinados com os ideais de mundo e civilização preconizados na atualidade. 

"Equilibrando-se entre o empenho político-cultural e o 'espírito analítico', entre os ideais do liberalismo e do socialismo, o presente texto nem sempre resolve os temas que faz chegar à superfície, anota nas orelhas do texto o professor Marco Aurélio Nogueira. "Bobbio, porém, não pretende esgotar a discussão. Seu objetivo é mostrar a atualidade e a eficácia de uma dicotomia cada vez mais vilipendiada e encontrar, com isso, um meio de repor a política como universo repleto de paixões, contrastes e contradições. Num momento em que, no Brasil e no mundo, uma grave crise de perspectivas prolonga-se viçosamente à luz do dia, fazendo par e, num certo sentido, potencializando a reprodução de imensas zonas de miséria e injustiça, os questionamentos de Bobbio são um saudável convite para que se afiem os instrumentos de análise e não se perca de vista o valor das diferenciações. No que diz respeito particularmente às esquerdas, soam como estímulo para que se leve a bom termo uma aprofundada reflexão autocrítica." 

Quando da publicação da primeira edição da obra, em 1999, Norberto Bobbio disse que a dicotomia direita/esquerda não estava morta, mas mais viva do que nunca. Mais de vinte anos depois, a ideia permanece. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br