Jézio Gutierre destaca queda de 66% nas vendas de livros acadêmicos em 10 anos e aponta impacto cultural da leitura fragmentada
O diretor-presidente da Fundação Editora Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, participou, no último dia 29, do Festival Internacional Literário da Paraíba (FLIParaíba), numa mesa que debateu o tema “Leitura, Edição e Democracia: Quem Decide o Que Chega ao Leitor”, sob mediação de Alexandre Macedo. Ao lado de Magno Nicolau, da Editora Ideia, e de Rafael Chevensk, da Editora do Senado Federal, Gutierre chamou atenção para um dado alarmante do mercado editorial brasileiro.
“O mercado enfrenta, desde 2014, uma retração expressiva”, disse. Conforme números da Câmara Brasileira do Livro, o segmento de livros acadêmicos, técnicos e profissionais perdeu espaço, com queda acumulada nas vendas na última década. Gutierre reforçou o diagnóstico: “Não estamos enfrentando uma crise de plataforma, mas sim do conteúdo e da complexidade do livro, o que ameaça o processo crítico da sociedade.”
Segundo o editor, a mudança cultural favorece leituras fragmentadas em ambientes digitais e compromete a capacidade de imersão em obras longas e densas. O diretor defendeu que o debate sobre o futuro da leitura incorpore também formuladores de políticas públicas, pesquisadores e especialistas em ciências sociais, capazes de contribuir com diagnósticos estruturais e caminhos para o fomento de uma leitura crítica no país.
Assista ao debate na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=A4x3EHer1Dc
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br