Membros da Diretoria Executiva eleita (2023-2025)
O diretor-presidente e publisher da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, foi eleito presidente da Associação Brasileira das EditorasUniversitárias (Abeu). A eleição ocorreu no dia 10 de maio, durante o 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e a 35ª Reunião Anual da Abeu, realizados na Universidade Federal de Lavras (MG).
Participaram do pleito 70% do total de 127 editoras associadas, que sagraram vencedora a chapa encabeçada por Gutierre, com 95% dos votos. O mandato é de dois anos (2023-2025).
Para o presidente eleito da Abeu, a gestão que ora se inicia “tem como propósito prioritário o fortalecimento da produção do livro acadêmico, uma vez que a avaliação da qualidade da produção científica se dá por sua publicação”, assevera Jézio Gutierre. “Um projeto de país que se preze passa necessariamente pela definição de políticas de Estado sobre ciência e tecnologia e, o que lhe é inerente, sobre a edição e divulgação da produção científica.”
Segundo o publisher da Editora Unesp, antes mesmo da existência da primeira editora universitária do mundo – a da Universidade de Cambridge –, as universidades europeias mantinham convênios com as “gráficas” de então, em reconhecimento à importância da disseminação da produção científica. A relevância da edição acadêmica foi sempre reconhecida , como reconhecido era o fato de que o conhecimento científico não se desenvolve sem a crítica de seus pares, “A publicação é a única forma de comunicação do desenvolvimento científico. Sem a devida divulgação, não há ciência”, afirma. Mais que isso, “A ciência é intrinsicamente democrática, no sentido de ser exposta à avaliação de pares. Não existe ciência insular”, pontua. “Por meio das publicações, é possível o debate intercomunitário. Ufano-me da edição acadêmica, pois somos nós, editoras universitárias do Brasil, que fazemos esse trabalho de ligação entre a ciência e a sociedade, promovendo o avanço científico do Brasil.”
De acordo com Jézio Gutierre, coerentemente, a nova Diretoria Executiva da Abeu “assume o compromisso de promover um intenso e profícuo diálogo, de modo permanente, com os órgãos dirigentes de políticas públicas para o livro e a leitura, não apenas com entidades do livro, mas também e sobretudo com organismos responsáveis pela definição e fomento da pesquisa científica nacional e internacional".
A instituição
Criada em 1987, a Abeu tem como objetivo principal proporcionar meios e recursos para a consolidação e expansão da edição universitária no país, promovendo o desenvolvimento das editoras associadas e contribuindo com os processos de produção, comercialização e divulgação. Para tanto, realiza atividades de capacitação nos campos editorial, gerencial e de marketing, destinadas, prioritariamente, às equipes técnicas; fomenta o intercâmbio entre as editoras associadas e entidades e editoras congêneres do país e do exterior; colabora com as associadas quanto a sua participação em feiras, exposições e bienais do livro no país e no exterior; disponibiliza informações comerciais aos seus membros; promove e participa de campanhas que incentivam o hábito da leitura e o gosto pelo livro; busca a contínua interlocução com órgãos e instituições oficiais do setor editorial no Brasil e no exterior, defendendo seus interesses e propondo normas e acordos coletivos.
Membros da Diretoria Executiva eleita (2023-2025)
Presidência: Jézio Hernani Bomfim Gutierre (Editora Unesp – Universidade Estadual Paulista)
Vice-Presidência: Rita Virginia Alves Santos Argollo (Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz)
Secretaria: Carla Rosani Silva Fiori (Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul)
Diretoria Financeira: Murillo Almeida Cerqueira Campos (Universidade Estadual de Feira de Santana Editora)
Diretoria de Comunicação: João Carlos Canossa Pereira Mendes (Editora Fiocruz)
Diretoria de Difusão Editorial: Flávio de Lemos Carsalade (Editora Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)
Diretoria de Eventos: Cleudene de Oliveira Aragão (Editora da Universidade Estadual do Ceará - Eduece)
Conselho Fiscal:
Flávio Monteiro de Oliveira (Editora da Universidade Federal de Lavras - Edufla)
Nilson Bezerra Neto (Editora da Universidade do Estado do Pará- Eduepa)
Wilson Alves Bezerra (Editora da Universidade Federal de São Carlos - EdUFSCar)
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br