Dois títulos da Editora Unesp ganham publicação internacional

Artigo
Artigo
terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Dois livros da Editora Unesp foram recentemente publicados por editoras internacionais. Vozes do Bolsa Família – 2ª edição: autonomia, dinheiro e cidadania, de Walquiria Leão Rego e Alessandro Pinzani ganhou edição pela Springer (Money, Autonomy and Citizenship: The Experience of the Brazilian Bolsa Família). Patrícios – 2ª edição: Sírios e libaneses em São Paulo, de Oswaldo Mário Serra Truzzi foi publicado pela University of Illinois (Syrian and Lebanese Patrícios in São Paulo: From the Levant to Brazil).

Em Vozes do Bolsa Família, os autores ouviram, entre 2006 e 2011, mais de 150 mulheres cadastradas no Bolsa Família, nas regiões mais empobrecidas do país, onde a circulação de dinheiro é escassa: Vale do Jequitinhonha (MG), sertão e litoral de Alagoas, interior do Piauí e do Maranhão, periferias de São Luís e do Recife. Cada mulher foi entrevistada mais de uma vez, de modo que foi possível verificar as mudanças que experimentaram durante o período, a partir da interpretação de seus depoimentos à luz de teorias da Filosofia e da Sociologia, em especial da sociologia do dinheiro.

Já a obra de Oswaldo Mário Serra Truzzi estuda diversos aspectos da vida de sírios e libaneses e seus descendentes, que ainda hoje muitas vezes chamam a si mesmos de "patrícios". Um ponto em comum está na preferência por permanecer no universo urbano, trabalhando como comerciantes autônomos, principalmente em ruas do centro da capital paulista, em pequenas lojas, armazéns, casas de atacado, fábricas de fundo de quintal, residências, cortiços e pensões. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp