Coletânea reúne textos de Rousseau que dizem respeito diretamente à política e à administração pública
No próximo dia 5 de maio (sexta-feira), às 19h, a Editora Unesp realiza o debate virtual Genebra, Córsega e Polônia:
Rousseau e os textos de intervenção política. Será ao vivo no canal oficial da editora no YouTube e também em sua página do Facebook.
Sobre os participantes
Maria das Graças de Souza (USP)
É professora livre-docente e titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia e Política. Integrante do conselho diretor da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII) e membro do Diversitas (USP). É autora de livros e traduções publicadas pela Unesp. Participou da organização do projeto da Enciclopédia (6 volumes, Unesp, 2015-2018) e traduziu, dentre outros, Verbetes políticos da Enciclopédia (2006), Cinco memórias sobre a instrução pública (2008) e Cartas escritas da montanha (2006).
Thiago Vargas (USP)
Doutor em Filosofia pela USP e pela Université Paris I – Sorbonne, pesquisador de pós-doutorado da Fapesp junto à USP e ao King's College London. É tradutor do volume Fisiocracia - Textos selecionados (Unesp, 2020) e autor do livro A filosofia da fisiocracia (Discurso Editorial, 2021).
Thomaz Kawauche (USP)
Doutor em Filosofia pela USP, professor visitante da Unifesp entre 2019 e 2021 e pós-doutorando na Faculdade de Educação da USP. É autor do livro Educação e Filosofia no Emílio de Rousseau (Ed. Unifesp, 2021). É o tradutor de Emílio ou Da educação (Unesp, 2022) e revisor técnico de Textos de intervenção política (Unesp, 2022).
Conceitos fundamentais do sistema filosófico de Jean-Jacques Rousseau, como a história hipotética, a vontade geral, a soberania popular sem representantes – para ficar em apenas três exemplos – parecem indicar um contundente afastamento entre suas propostas teóricas e a prática. No entanto, o genebrino também é autor de textos de intervenção política, diretamente ancorados na realidade concreta, como fica claro em Textos de intervenção política, lançamento da Editora Unesp que congrega uma profícua correspondência entre Rousseau e Matteo Buttafoco, militar aristocrata e partidário dos independentistas corsos, além dos textos Projeto de constituição para a Córsega e Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br