Editora Unesp 30 anos: Alexandre Cabral, cartunista e leitor

Artigo
Artigo
terça-feira, 19 de setembro de 2017

Alexandre Cabral, cartunista e leitor

Sou Alexandre Cabral, professor, pesquisador e caricaturista. Durante o período de construção da dissertação para o mestrado, fora realizado o estudo exploratório das bibliografias que apoiassem o meu trabalho acadêmico. E nessa busca, incansável, tive a satisfação de descobrir A história do riso e do escárnio, de George Minois.

Esta obra auxiliou para a formação teórica acerca da fantástica história do Humor e do Cômico na Humanidade, genialmente escrita por Minois. Mas, qual a relação desta obra ao meu objeto de estudo? Tive o prazer de analisar os trabalhos de um grande cartunista soteropolitano, e é impossível investigar qualquer desenho satírico, sem antes conhecer o seus conceitos e história. E sendo assim, as ferramentas necessárias para a composição das caricaturas são a zombaria e o riso (efeito). Não se pode desenhar uma caricatura sem ter o intuito de zombar, de brincar, de chacotear para daí motivar o riso.  

Brilhantemente, esse livro traz á tona fatos e circunstâncias compreendias em distintas épocas e maneiras de apresentar o escárnio e os diferentes motivos do riso. Percebi, através do uso investigativo de A história do riso e do escárnio os mais diversos conceitos que o riso e a troça assumiram desde períodos mais remotos até a atualidade. Além das mais variadas formas de expressão da zombaria e do riso no decorrer da história. E a caricatura, como expressão artística desempenhou muito bem esse papel. Para Minois (2003, p.299), “assim, a caricatura nasce do ódio. Aviltar, degradar, humilhar pelo riso, que adquire aqui toda dimensão diabólica”.

Esse trecho me conduziu ao entendimento da proposta que os caricaturistas utilizaram em todos os tempos. Ou seja, a caricatura surge como expressão artística de comunicar-se com os leitores como uma eficaz arma onde o riso é o efeito devastador mirado sobre o traço de cada desenhista.  

É um livro que eu indicaria a todos os estudantes e professores de História da Arte.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp