Editora Unesp 30 anos: José Castilho Marques Neto, ex-diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp

Artigo
Artigo
terça-feira, 5 de setembro de 2017

José Castilho Marques Neto, ex-diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp

30 anos de vida editorial são motivo de orgulho e sensação de bons serviços prestados por todos que tornaram isso possível. Em meu caso foram 27 anos, trilha partilhada com parceiros que jamais esquecerei pela firmeza e dedicação. Concentro essa lembrança de todos no meu saudoso amigo Evaldo Sintoni, criador da frase do primeiro cartaz da Editora: "Uma ideia que está virando livro".

Tínhamos, sim, ideias firmes. Meu primeiro documento em 1988 ao diretor Marco Aurélio propunha um caminho que expressava um pensamento coletivo: “criar uma editora ágil, moderna e, ao mesmo tempo, compatível com sua função institucional de Editora Universitária. (...) não separar a construção da Editora Unesp do processo de projeção da nossa universidade”.

Essas diretrizes confirmadas pela comunidade universitária ao longo dos anos possibilitaram à Editora Unesp despontar na vanguarda da edição acadêmica, tornar-se referência no país e no exterior, formular conceitos e estratégias para a publicação universitária, ser liderança em várias instituições do setor, enfrentar as novas encruzilhadas da edição digital, cumprir sua missão de projetar a Unesp como uma universidade de primeiro time. Que esse olhar ilumine os próximos 30 anos. 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp