Editora Unesp 30 anos: José Vicente Pimenta, ilustrador

Artigo
Artigo
quinta-feira, 21 de setembro de 2017

José Vicente Pimenta, ilustrador

A primeira edição brasileira de O marxismo tardio, de Fredric Jameson, publicada pela Editora Unesp em coedição com a Boitempo Editorial no ano de 1997, para mim foi muito especial.  

Foi a primeira capa que fiz para a Editora Unesp e marcou um momento de transição profissional, pois a editoração eletrônica estava aposentando definitivamente a fotocomposição e a prancheta.  

Lembro-me de que escolhi as cores contrastantes e as imagens que ilustram a capa, porque elas representavam bem as agitações populares da época, provocadas pelos movimentos políticos de esquerda em ascensão no Brasil, e representavam melhor ainda a minha empolgação com as transformações sociais em curso e em potencial.  

Depois dela, fiz muitas capas para outras publicações da Editora Unesp e superei outros desafios da atividade editorial, sempre com a mesma disposição com que enfrentava a vida.  

Vinte anos depois, o livro em questão já ganhou uma nova capa, os movimentos de esquerda perderam um pouco do seu vigor e eu, mais maduro, compreendi que transformar a sociedade e fazer livros são atividades que não terão fim, mas serão sempre desafiadoras e necessárias.

Assessoria de imprensa da Editora Unesp