Editora Unesp 30 anos: Marcos Macari, ex-reitor

Artigo
Artigo
quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Marcos Macari, reitor de 15/01/2005 a 14/01/2009

A Fundação Editora da Unesp fez parte de um grande programa da Universidade quando da democratização da mesma, ou seja, criação de Estatuto próprio, com colegiados e demais instâncias de decisão, na gestão do reitor Jorge Nagle. A proposta de uma editora estava focada na necessidade de que livros de interesse acadêmico pudessem ser produzidos ou traduzidos e colocados à disposição da comunidade acadêmica, bem como da população em geral.

Nesses 30 anos de existência da Editora Unesp, pode-se dizer que foi uma iniciativa de sucesso absoluto. O reconhecimento nacional e internacional da Editora Unesp é do conhecimento de todos. O esforço da equipe, sob comando dos professores Castilho e Jézio, fez com que a Editora Unesp fosse adotada como modelo para muitas universidades no país.

O catálogo da Editora Unesp é invejável, pois autores nacionais e internacionais fazem parte do mesmo. Acordos  com as mais prestigiadas universidades do mundo como, por exemplo, Oxford e Cambridge, no Reino Unido, viabilizaram que obras relevantes no cenário mundial fosse publicada pela Editora Unesp.

No âmbito interno da Unesp, programas foram criados viabilizando a professores e alunos da universidade a publicação de suas obras. A livraria da Editora Unesp também merece destaque, pois com localização privilegiada, no centro da capital paulista, permite aos cidadãos acesso a todo o catálogo da Editora.

Os parabéns pelos 30 anos de existência da Editora Unesp devem ser vistos como desafio para os próximos anos. Investimentos devem ser feitos na Editora e na livraria, pois somente com conhecimento para a população o Brasil se permitirá sair da situação em que se encontra.

Parabéns, Editora Unesp! Parabéns aos professores que comandam essa “joia da coroa” da Unesp! Parabéns aos docentes do Conselho Curador e parabéns para a Reitoria, na pessoa do Reitor Sandro, pelo sucesso.

Assessoria de imprensa da Editora Unesp