Editora Unesp e Eudeba fecham convênio internacional

Notícia
Notícias
segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Com o modelo de "coedição internacional", o objetivo das marcas argentina e brasileira é facilitar a circulação das obras e reduzir parte dos custos de produção

Duas das maiores editoras universitárias da América do Sul acabam de fechar acordo de cooperação que permitirá a publicação em espanhol de obras brasileiras. A Editorial Universitaria de Buenos Aires (Eudeba) vai traduzir e publicar livros do acervo da Editora Unesp.

O acordo, acertado em meados de julho, foi assinado por Gonzalo Álvarez, presidente da Eudeba; e Leandro de Sagastizábal, coordenador do projeto Eudeba / Unesp. Pela Editora Unesp, assinou o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. “A barreira linguística entre o português e o espanhol é um obstáculo para a difusão das obras brasileiras. Com este convênio, teremos a oportunidade de atenuar essas dificuldades e atingir novos mercados”, explica Gutierre.

Para Sagastizábal, o catálogo da Editora Unesp "tem uma riqueza temática ampla e público multifacetado, com critério muito semelhante ao da Eudeba". O coordenador do projeto anuncia que já iniciou o processo de seleção dos primeiros títulos, que versam sobre questões de gênero, ciência política, estudos culturais, economia, filosofia, literatura, história e ciências da saúde.

“Além da projeção de nosso catálogo aos leitores de espanhol, essa iniciativa estimulará a ampliação do intercâmbio cultural na Ibero-América”, afirma Jézio Gutierre.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br