Editora Unesp lamenta a morte do livreiro e escritor Aníbal Bragança

Notícia
Notícias
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Aníbal Bragança, autor premiado com Jabuti, por obra publicada pela Editora Unesp (Divulgação: AEL/RJ)

A Editora Unesp manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do professor, livreiro e autor desta casa editorial, Aníbal Bragança, ocorrido em 4 de fevereiro, aos 77 anos.

Nascido em Portugal, Aníbal sempre foi um profissional dedicado aos livros, tendo sido livreiro em Niterói por mais de 20 anos, ocupando também o cargo de secretário de Cultura da cidade.

Atuou como diretor da Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) e foi secretário da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Foi ainda um dos fundadores da Associação Nacional de Livrarias, tendo ocupado uma das cadeiras da Academia Fluminense de Letras.

Em 2011, foi laureado com o 1ᵒ lugar Prêmio Jabuti, na categoria Comunicação, pelo livro Impresso no Brasil - Dois séculos de livros brasileiros, organizado por ele e Márcia Abreu. A obra reúne vários ensaios sobre o percurso da produção editorial brasileira, durante seus dois séculos de história. Constrói-se assim um retrato multifacetado que expõe as peculiaridades da origem, os desafios do transcurso e o panorama que se descortina para esse elemento essencial da vida cultural do país.

A Editora Unesp se solidariza com a família e amigos nesse momento de dor e de irreparável perda para a cultura nacional.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br