Editora Unesp lamenta falecimento do historiador Marc Ferro

Notícia
Notícias
sexta-feira, 23 de abril de 2021

Historiador francês Marc Ferro (1924-2021)

A Editora Unesp lamenta o falecimento do historiador francês Marc Ferro, na última quarta (21), aos 96 anos, vítima de complicações da Covid-19. De sua vasta obra historiográfica, a Editora Unesp publicou A colonização explicada a todos.

De forma didática e atenciosa, Marc Ferro aborda neste livro o processo colonizador, em especial aquele levado a cabo pela Europa no além-mar entre os séculos XVI e XX. Alicerçado nos domínios da história, o autor lança luz sobre os eventos políticos, sociais, econômicos e culturais que sustentam o colonialismo e que, assim, dão origem a novas sociedades – das quais nem todas sobrevivem. Seguindo o formato de uma entrevista, Marc Ferro responde questões como: O que é o imperialismo? Qual a ligação entre colonização e escravatura? Como estas coexistiram com o Iluminismo? Por que muitos povos se permitiram colonizar? Como se deu o movimento de liberação das nações colonizadas? Desse modo, um tema espinhoso e muito atual é destrinchado e exposto ao grande público.

Nascido na França em 1924, Marc Ferro foi um dos principais nomes da terceira geração da Escola dos Annales. Estudou, principalmente, a relação história-cinema. Como acadêmico, foi codiretor da revista Les Annales, professor visitante nos EUA, Canadá, Rússia e Brasil.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br