Editora Unesp realiza Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

Notícia
Notícias
quinta-feira, 12 de maio de 2022

O escritor Ignácio de Loyola Brandão fez a conferência de abertura do evento
(foto: Bianka Saccoman)

A Fundação Editora Unesp (FEU) sediou, de 9 a 12 de maio, o 4º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e a 34ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). O encontro, cujo tema central foi O livro e a formação do Brasil: Passado, presente e futuro, ocorreu no prédio da Editora Unesp.

"Em 2022, duas datas de especial relevância para o Brasil se destacam, por sua importância política, histórica, social e cultural: 200 anos da Independência do Brasil e 100 anos da célebre Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo", pontua a organização do evento. "O momento, portanto, é mais do que oportuno para reflexão sobre o papel que o livro e as edições acadêmicas e universitárias teve sobre a formação da sociedade brasileira, sobretudo após um dramático período de pandemia que dizimou mais de meio milhão de vidas e em que, em inúmeras ocasiões, enfrentamos a negação da ciência."

A abertura solene foi feita pelo reitor da Universidade Estadual Paulista, Pasqual Barretti, pela presidenta da ABEU, Rita Virginia Argollo, e pelo diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. Em seguida, o evento recebeu como conferencista o consagrado escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Ao longo dos demais dias, foram realizadas quatro rodas de conversa com renomados pesquisadores: as três primeiras em torno de uma discussão ampla sobre a edição acadêmica brasileira e um exame mais detalhado sobre seu passado, seu presente e seu futuro, e a quarta e última sobre os distintos desafios e paralelismos entre a edição acadêmica brasileira e estrangeira, com destaque em especial, embora não exclusivamente, a latino-americana.

O evento contou, ainda, com a apresentação de trabalhos, numa iniciativa que busca promover reflexões, encontros e intercâmbios de saberes e práticas entre as casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, associados à ABEU.

Assista à reportagem da TV Unesp:

https://www.youtube.com/watch?v=cngEvFJpN0k

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
imprensa.editora@unesp.br