Editora Unesp resgata textos do expoente do empirismo iluminista

Notícia
Notícias
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Homem Vitruviano (1490), Leonardo da Vinci - Gallerie dell'Accademia

Coletânea reúne excertos selecionados do filósofo Condillac, que não somente inaugurou uma filosofia da linguagem, como também forneceu aos enciclopedistas as bases do método empirista 

Um dos mais radicais e significativos expoentes do empirismo da Ilustração, Étienne Bonnot, abade de Condillac (1714-1780), recebeu enorme atenção de seus contemporâneos, como Diderot, D’Alembert e Rousseau. Entretanto, seu nome e seu “sensualismo” perderam destaque após 1815, com o declínio do iluminismo francês e o crescente alcance das ideias de Kant e do espiritualismo. Entretanto, sua influência sobre Foucault e Derrida, por exemplo, demonstra a vitalidade de suas ideias. Lógica e outros escritos, lançamento da Editora Unesp, reúne textos da fase mais madura de Condillac, produzidos entre os anos 1775 a 1780. Neles, o filósofo elabora a síntese definitiva de temas abordados anteriormente como sujeito, representação, interioridade, frivolidade, sistema e a relação entre pensamento e linguagem. 

Com organização de Fernão de Oliveira Salles, que também assina a tradução com Lourenço Fernandes Neto e Silva e Pedro Paulo Pimenta, a obra inclui a tradução integral da Lógica, além do Discurso preliminar ao curso de estudos para a instrução do Príncipe de Parma e o Motivo das lições preliminares; o primeiro livro da Gramática; uma seleção de verbetes do Dicionário de sinônimos e passagens da Língua dos cálculos.  

“O projeto filosófico do abade, podemos dizer, envolve a reconstituição da geração de todas as operações da alma, reconduzindo-as ao seu ‘germe’”, explica Fernão de Oliveira Salles na apresentação do livro. Dessa maneira, para estudar a gênese das faculdades da alma, Condillac examina a origem da linguagem e dos signos linguísticos e mostra que por meio da linguagem podemos ultrapassar o pensamento meramente acidental e coordenar as nossas operações mentais. 

Pedro Paulo Pimenta complementa, na orelha do livro, que “Condillac nunca deixou de refletir sobre a constituição dos sentidos, pelo homem e através dele, num circuito em que se ligam a necessidade e o desejo, as ideias e os signos, no qual se formam as noções mais caras à filosofia e ao senso comum, como sujeito e objeto, representação e coisa, interioridade e mundo exterior etc.”. 

Além de constituir uma via de acesso ao pensamento do filósofo, Lógica e outros escritos nos permite voltar aos temas e teses discutidas em suas obras iniciais como Ensaios sobre a origem dos conhecimentos humanos, o Tratado dos sistemas e o Tratado das sensações. Esta viagem à produção de Condillac permite ainda resgatar as próprias revisões que o filósofo fez de vários conceitos de sua filosofia da experiência. 

Título: Lógica e outros escritos
Autor: Étienne Bonnot de Condillac
Organização e tradução: Fernão de Oliveira Salles
Tradução: Fernão de Oliveira Salles, Lourenço Fernandes Neto e Pedro Paulo Pimenta
Número de páginas: 314
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 69,00
ISBN: 978-85-393-0652-7  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp