Editora Unesp sedia 4º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica em maio na cidade de São Paulo

Notícia
Notícias
quarta-feira, 6 de abril de 2022

Encontro ocorre de 9 a 12 de maio, na sede da FEU, localizada na Praça da Sé, 108, centro de São Paulo

A Fundação Editora Unesp (FEU) sedia, de 9 a 12 de maio, o 4º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e a 34ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias. O encontro, cujo tema central é O livro e a formação do Brasil: Passado, presente e futuro, ocorre no prédio da Editora Unesp, na Praça da Sé, número 108, centro da cidade de São Paulo.

"Em 2022, duas datas de especial relevância para o Brasil se destacam, por sua importância política, histórica, social e cultural: 200 anos da Independência do Brasil e 100 anos da célebre Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo. O momento, portanto, é mais do que oportuno para que uma instituição como a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) se debruce sobre o papel que o livro e as edições acadêmicas e universitárias teve sobre a formação da sociedade brasileira, sobretudo após um dramático período de pandemia que dizimou mais de meio milhão de vidas e em que, em inúmeras ocasiões, enfrentamos a negação da ciência", pontua a organização do evento.

A abertura solene será feita pelo reitor da Universidade Estadual Paulista, Pasqual Barretti, pela presidenta da ABEU, Rita Virginia Argollo, e pelo diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. Em seguida, o evento recebe como conferencista o consagrado escritor Ignácio de Loyola Brandão. As inscrições estão abertas a todos os interessados na área.

Rodas de conversa

Serão quatro rodas de conversa com renomados pesquisadores: as três primeiras em torno de uma discussão ampla sobre a edição acadêmica brasileira e um exame mais detalhado sobre seu passado, seu presente e seu futuro, e a quarta e última sobre os distintos desafios e paralelismos entre a edição acadêmica brasileira e estrangeira, com destaque em especial, embora não exclusivamente, a latino-americana.

"Caso bem sucedidos, esses debates, ao olhar para o passado contextualizariam o trabalho do editor  acadêmico e lhe dariam uma perspectiva histórica", reforça a organização. "Por outro lado, ao olhar para o presente e para o futuro, auxiliariam o enfrentamento das prementes questões impostas pela conjuntura brasileira e contribuiriam para o aperfeiçoamento das políticas do livro e da leitura no país."

O evento contará, ainda, com a apresentação de trabalhos, numa iniciativa que busca promover reflexões, encontros e intercâmbios de saberes e práticas entre as casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, associados à ABEU.

Para ver a programação completa e mais informações, visite o site oficial do evento aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br