Editora Unesp sobe duas vezes ao palco do Prêmio Jabuti

Notícia
Notícias
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Gutierre, subiu duas vezes ao palco para receber os troféus por dois livros premiados, na cerimônia realizada na noite de quinta-feira, 3 de dezembro, no Ibirapuera, em São Paulo.

Um dos principais prêmios literários do País, o Jabuti bateu recorde de inscrição este ano – 2.573 obras disputaram o troféu em 27 categorias. A Editora Unesp conquistou dois: na categoria Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia, com o livro Os pioneiros da habitação social - volume 1 - Cem anos de política pública no Brasil, de Nabil Bonduki; e na categoria Ciências Humanas, com Políticas culturais e povos indígenas, organizado por Pedro de Niemeyer Cesarino e Manuela Carneiro da Cunha.

Confira alguns dos momentos da maior festa do livro e da leitura.

A chegada dos convidados à solenidade realizada no Auditório Ibirapuera

 Solenidade foi realizada no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Luis Antonio Torelli

Na abertura do evento, o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli, anunciou que em 2016 a entidade terá um concurso literário voltado a estudantes. Ele também criticou os cortes de verbas e atrasos no pagamento por parte dos governos, que tornaram este ano ainda mais difícil para o mercado editorial.

Marisa Lajolo

A curadora Marisa Lajolo destacou as inovações introduzidas no Prêmio em 2015, como a inclusão da categoria Adaptações e reconhecimento de um gênero moderníssimo e polêmico, o livro digital. “Outra inovação significativa do Jabuti ao longo deste ano foi levar a um horizonte mais largo o mundo dos livros e dos autores. Levou autores e livro anteriormente premiados para encontros com leitores, reunidos em bibliotecas, escolas, livrarias, e eventos”, disse. 

Lajolo é também autora da Editora Unesp, vencedora do Melhor Livro de Não-Ficção do Jabuti em 2009, com o livro Monteiro Lobato, livro a livro.

Apresentação Os pioneiros da habitação social

Os pioneiros da habitação social, de Nabil Bonduki, uma coedição da Editora Unesp e Edições Sesc, ficou em segundo lugar na categoria Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia.

Entrega Troféu Arquitetura

O autor Nabil Bonduki e os editores Jézio Gutierre, da Editora Unesp, e Isabel Alexandre, de Edições Sesc, no momento da entrega dos troféus.

Jézio, Nabil e Isabel

Jézio, Nabil e Isabel com seus “jabutis”.

Geral do auditório

O Auditório Ibirapuera ficou lotado de autores, ilustradores, editores e amigos do livro.

Apresentação Políticas culturais

O livro Políticas culturais e povos indígenas, organizado por Pedro Niemeyer Cesarino e Manuela Carneiro da Cunha, e lançado pelo Selo Cultura Acadêmica, ficou em segundo lugar na categoria Ciências Humanas.

Entrega Troféu Ciências Humanas

Representando os autores, Jézio Gutierre voltou ao palco para receber os troféus de Ciências Humanas. "Este é um momento muito especial que reitera a importância do projeto editorial da FEU", disse.

Nabil Bonduki

Nabil Bonduki é secretário municipal de Cultura de São Paulo, professor da FAU/USP, especialista em planejamento urbano, relator do Plano Diretor e vereador pelo PT. Seu trabalho não é apenas um estudo amplo e profundo de arquitetura, mas também de história e gestão pública, em que estão aprofundadas questões trabalhadas ao longo dos últimos 30 anos, desde a sua tese de doutorado.

Momento de comemoração

Momento de comemoração.

Encontro com amigos

Encontro com amigos e parceiros: à esquerda, professor Aníbal Bragança, atual diretor da Editora da Universidade Federal Fluminense e autor da Editora Unesp. À direita, Rubens Mandelli Nery, secretário da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu).

Crédito das fotos: Bruno L.S.