Inscrições vão até 4 de abril, às 15h
Um livro finalizado é o resultado de um extenso trabalho de produção editorial composto de diversas etapas: desde o recebimento do texto do autor até o envio do livro para a impressão. Para coordenar essas etapas, é preciso compreender a função e a relevância de cada uma delas, conhecer bem o livro e saber avaliar quais as necessidades de cada projeto, além de buscar soluções e adequações ao contexto de publicação e ao mercado atual. Para tanto, as editoras Bárbara Prince e Cristina Yamazaki apresentam O ‘passo a passo’ da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro, um panorama da produção de um livro ‒ conhecimento necessário tanto para coordenar um projeto como para atuar em etapas específicas. A formação ao vivo e a distância ocorre de 4 a 8 de abril de 2022, das 19h30 às 21h30.
Assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, jornalistas, empreendedores, futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados, as aulas apresentarão, etapa por etapa, o trabalho de produção editorial de livros, por meio de exemplos. Oferecer informações para que seja possível acompanhar um processo editorial, prevendo problemas e dificuldades recorrentes, além de possíveis soluções.
Estão previstos os seguintes tópicos em seu programa:
- Visão geral da produção do livro (passo a passo). Como são as etapas da produção de um livro em um departamento editorial.
- Organização de cronograma.
- Apresentação dos diferentes trabalhos com o texto: tradução, edição, preparação de originais, revisão de provas, revisão técnica. A diferença entre eles, o perfil de cada profissional envolvido nas diferentes etapas de texto.
- Apresentação de outros serviços envolvidos na produção (como índices, checagens, produção de imagens, pesquisa iconográfica, licenciamentos). Como identificar a necessidade de cada serviço e como contratar e avaliar profissionais para cada etapa.
- Noção geral das especificidades de cada tipo de livro: técnicos, universitários, literários, HQ, didáticos, infantis, juvenis etc.
- Contratação de colaboradores externos: como encomendar os trabalhos, qual o perfil de cada freelancer envolvido na produção, como acompanhar os serviços.
- ISBN, ficha catalográfica (como e quando pedir).
- Textos de aparatos editoriais: orelhas, quarta capa, textos para divulgação. Quando contratar e quais são as características de cada um.
- O trabalho de outros departamentos dentro de uma editora (e a relação de cada um com o editorial).
- Relacionamento com freelancers, autores, influenciadores e colegas de editora.
- Caminhos de entrada para o mercado editorial; dificuldades e pontos fracos do mercado.
Cada aula tem duração de duas horas, perfazendo carga horária de dez horas. O investimento é de R$ 279 (valor único, com desconto), em até três parcelas de R$ 93 no cartão de crédito, à vista no boleto para pagamento até 28 de março ou PIX até 4 de abril.
Sobre as docentes
Bárbara Prince ‒ É formada em Editoração pela ECA-USP e atua há mais de 10 anos no mercado editorial, tendo trabalhado durante 4 anos como editora na Aleph. Atualmente presta serviços diversos, inclusive como coordenadora de projetos editoriais. Nas horas vagas, participa de projetos independentes de edição de ficção e escreve no blog literário Sem Serifa.
Cristina Yamazaki ‒ É graduada em Editoração pela ECA-USP e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Atua como editora de texto há mais de 20 anos. Foi sócia da Todotipo Editorial (empresa de serviços editoriais, 2008-2017) e hoje é editora de texto freelancer e coordenadora de projetos editoriais. Pesquisa temas ligados a edição de texto, revisão, legibilidade, formação de editores, editoração.
Data: 4 a 8 de abril de 2022, das 19h30 às 21h30.
Carga horária: 10 horas
Inscrições até: 4 de abril, às 15h
Investimento: R$ 279 (valor único, com desconto), em até três parcelas de R$ 93 no cartão de crédito, à vista no boleto para pagamento até 28 de março ou PIX até 4 de abril.
E-mail: unil@unesp.br
Clique aqui para informações e inscrições on-line.