Formação de leitores e novos escritores são algumas das portas abertas pelas instituições,
mesmo em época de retração do mercado (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
A Rádio USP, emissora ligada à Universidade de São Paulo, veiculou reportagem sobre a contribuição das editoras universitárias à manutenção do pensamento crítico, com entrevistas com os dirigentes das três universidades públicas paulistas: USP, Unesp e Unicamp.
Com uma média de 200 títulos publicados ao ano, a Fundação Editora da Unesp tem como propósito publicar livros nacionais e estrangeiros de dentro e fora da Unesp, como também ser um veiculador de literatura científica do Brasil e de outros países, explica seu diretor-presidente, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, que também fala sobre a atuação da Universidade do Livro no oferecimento de cursos voltados à formação de profissionais para o mercado editorial e livreiro.
Gutierre salienta a missão da Editora Unesp de publicar títulos interessantes, que não se limitem apenas ao público acadêmico, para que "o prazer da leitura não se perca, mesmo naqueles títulos que são publicados por uma editora acadêmica", registra a matéria. "Quem se interessar em publicar pela fundação e não faz parte da Unesp pode submeter a proposta ao processo de análise da obra em várias: reunião editorial, pareceristas e conselho editorial. "Não temos qualquer tipo de barreira institucional para absorver autores e textos das diferentes universidades brasileiras, independentemente de seu Estado ou instituição", assegura o diretor-presidente da FEU.
A matéria completa pode ser lida e ouvida aqui.