Educadoras revelam aspectos econômicos da escola pública

Notícia
Notícias
segunda-feira, 17 de junho de 2024

Pesquisa explora a escola como um negócio, por meio de fontes diversas e abordagens multidisciplinares

A escola pública é sem custos, a educação é um direito e o conhecimento não é tratado como mercadoria. Isso é o que muitos acreditam. No entanto, Diana Gonçalves Vidal e Wiara Rosa Alcântara trazem outra perspectiva em História econômica da escola: uma abordagem antropológica em circuito transnacional (1870-1910), mais um título da Coleção Diálogos em História da Educação, lançamento da Editora Unesp.

“Ao longo de mais de vinte anos de pesquisa, as autoras desconstroem nossa visão idealista ao explorar a materialidade econômica das escolas obrigatórias no início do século XX. Elas identificam os ‘mediadores de ideias’ (pedagogos, higienistas, didáticos) que viam na escola pública um mercado lucrativo,” comenta, nas orelhas, a pesquisadora Anne-Marie Chartier.

Em oito grandes eixos, as autoras analisam catálogos, inventários, ordens de compra, contratos comerciais entre público e privado, administração e fornecedores e reconstroem a circulação de materiais escolares em escala nacional, internacional ou local (a cidade), como fabricação artesanal ou industrial de móveis, suprimentos de todos os tipos, publicação de livros didáticos, encomendas de bibliotecas.

Os capítulos do livro evidenciam a transição de uma reflexão local para uma abordagem transnacional e destacam as pressões externas de agentes comerciais e industriais sobre a educação de massas.

“A materialidade da escola tem atraído pesquisadores ousados em novas abordagens e fontes de pesquisa,” escreve Rosa Fátima Chaloba no prefácio. “Este livro provoca debates e abre novas possibilidades de investigação na história da educação.”  

Sobre as autoras

Diana Gonçalves Vidal é professora titular de História da Educação na Faculdade de Educação (USP), coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE), pesquisa A do CNPq, líder do Projeto Temático Fapesp “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação” e editora sênior da Oxford Research Encyclopedia of Education.

Wiara Rosa Alcântara é professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), membro suplente (representação da Região Sudeste) da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação (2022-2024), membro titular do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da Unifesp e coordenadora do projeto de pesquisa “História do ensino de ciências naturais em São Paulo: uma abordagem transdisciplinar (1880-1971)”.

Título: História econômica da escola: uma abordagem antropológica em circuito transnacional (1870-1910)
Autoras: Diana Gonçalves Vidal, Wiara Rosa Alcântara
Prefácio: Rosa Fátima de Souza Chaloba  
Número de páginas: 235
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 68
ISBN: 978-65-5711-234-2

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no FacebookInstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br