Livros para mergulhar no Oriente
(Foto: Vecstock/Freepik)
Neste Natal, mergulhe na riqueza da literatura oriental com nossas sugestões cuidadosamente selecionadas. De intrigas históricas a poesias serenas, cada livro oferece uma experiência única e cativante.
Explore novos mundos, descubra tradições antigas e presenteie a si mesmo(a) ou seus entes queridos com o encanto do Oriente.
Não perca a oportunidade de tornar este Natal inesquecível com presentes que transcendem as páginas.
Antologia da poesia clássica chinesa
Esta coletânea bilíngue, em chinês e português, é, possivelmente, a mais abrangente já publicada na língua portuguesa de poesia da Dinastia Tang (618-907), a “idade de ouro” da literatura chinesa clássica. Reúne mais de 200 poemas de mais de 30 autores, incluindo algumas mulheres. Os três principais nomes da poesia daquele período – Li Bai, Du Fu, Wang Wei – estão representados na obra, que também contempla traduções de escritores como Bai Juyi, Meng Haoran, Li Shangyin, Du Mu, Liu Yuxi, Cen Shen, Wen Tingyun e Li He. Entre as autoras, estão presentes aqui trabalhos assinados por Li Ye, Xue Tao, Yu Xuanji.
Da palavra
Bhartrhari
Este livro não apenas revela o pensamento linguístico indiano, mas também oferece uma rica reflexão sobre a linguagem. A tradução do sânscrito, fruto de uma extensa pesquisa, abre as portas para um diálogo frutífero com a tradição linguística posterior. Um texto hermético, agora acessível a estudiosos brasileiros, com um ensaio introdutório que contextualiza os complexos temas de Bhartrhari para leitores não familiarizados com o conhecimento linguístico indiano.
Dao De Jing
Laozi
O Dao De Jing (ou Tao Te Ching), tradicionalíssima coletânea de provérbios chineses, é a raiz de tradições religiosas e filosóficas milenares como o Taoismo e o Zen. Nos últimos séculos, após inúmeras traduções, despertou o interesse do público ocidental. A Editora Unesp lança esta tradução inédita com um enfoque particular: tornar mais compreensível a complexa tradição cultural da China, possibilitando uma visão de como seu povo percebe o mundo.
O imortal do Sul da China
Zhuang Zhou
Zhou Zhuangzi é um texto antigo chinês datado de cerca do século III a.C., contendo histórias e anedotas que exemplificam a mente tranquila de um mestre daoísta. A obra, ao lado do Dao De Jing, é um dos textos fundacionais do daoismo, e versa sobre o significado da liberdade, a busca de felicidade e o anseio humano por realização.
R$ 96 | 397 p. | 16 x 23 cm | 750 g | ISBN 9786557111109
Os Analectos
Confúcio
Esta edição de Os Analectos procura resgatar o pensamento original de Confúcio (551 a 479 a.C.), que ainda hoje influencia a sociedade chinesa. Com tal objetivo, a obra foi traduzida, de forma pioneira, diretamente do chinês arcaico para o português, e inclui os clássicos comentários sobre os aforismos, adaptados de modo a facilitar a compreensão pelo leitor contemporâneo.
Poesia completa de Yu Xuanji
Yu Xuanji
Inédita em português, esta coletânea apresenta a produção de uma das mais destacadas poetisas chinesas: a monja taoísta e cortesã Yu Xuanji (844-869 d.C). Sua obra refinada respeita o domínio formal, o diálogo com a tradição literária e a renovação da temática amorosa – com traços de sensualidade e contornos autobiográficos –, o que rendeu à lendária poetisa uma reputação rebelde e contestadora.
Rubáiyát
Khayyám Omar Khayyám
“A página que tem vocação de imortalidade pode atravessar o fogo das erratas, das versões aproximativas, das leituras distraídas, das incompreensões, sem deixar a alma à prova.” Rubáiyát é uma dessas raras obras que subscrevem a frase emblemática de Jorge Luis Borges. Seus versos, escritos pelo persa Omar Khayyám no início do século XI, permanecem, e ressurgem em versões e traduções que portam sua narrativa peculiar e universal.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br