Emília Viotti da Costa investiga o passado para imaginar o futuro

Notícia
Notícias
quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Reunião de textos de uma das mais importantes historiadoras brasileiras do século XX provoca o leitor e permite pensar o Brasil de maneira profunda

Emília Viotti da Costa investiga o passado para imaginar o futuro

Emília Viotti da Costa, finalista do Prêmio Jabuti 2015 na categoria Ciências Sociais, conquistou um lugar de destaque na historiografia brasileira do século XX ao resgatar – em obras já clássicas como Da Senzala à Colôniae Da Monarquia à República, ambas publicadas pela Editora Unesp – vozes marginalizadas pelos registros oficiais. Seus escritos, além de serem referência para estudiosos, descortinam novos olhares para questões nacionais perenes, como o autoritarismo e a fraqueza das instituições democráticas. Ou seja, trata-se de uma trajetória intelectual provocativa e atuante, delineada de maneira clara emBrasil: histórias, textos e contextos, lançamento da Editora Unesp. 

São aqui recuperados textos sobre a história do Brasil escritos em vários momentos, desde seus primeiros passos em busca do passado até os mais recentes, que datam da última década. Mas todos carregados de uma dramática contemporaneidade, como a defesa que faz da universidade pública – tanto no discurso proferido quando da entrega do título de professor emérito na USP quanto em “Globalização e reforma universitária: a sobrevivência do MEC-Usaid” –, vinculando-a a um processo econômico, político e social mais amplo, numa abordagem vital para os atuais debates sobre autonomia e financiamento do setor. 

Dos dilemas do neoliberalismo aos sucessos e fracassos do mercado centro-americano, da reforma universitária às reflexões sobre a crise mundial da última década, Viotti concentra sua atenção em setores sociais ausentes nas grandes narrativas históricas. Com isso, desmitifica concepções simplificadoras da história brasileira, possibilitando um esclarecimento profundo da identidade nacional, que leva a questionamentos essenciais para a compreensão do presente, investigando hábitos gerados e consolidados desde a época colonial e permitindo vislumbrar diferentes formas de imaginar o futuro. 

Sobre a autora - Emília Viotti da Costa, nascida em São Paulo, é formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e livre-docente pela mesma universidade. Aposentada em 1969 pelo AI-5, lecionou em várias universidades dos Estados Unidos, entre as quais a Tulane University e a University of Illinois. Foi Full Professor na Yale University, onde lecionou por mais de duas décadas. Autora de várias obras, como Da Monarquia à República (2010), A abolição (2012) e Da Senzala à Colônia (2012) e A dialética invertida e outros ensaios (2014 – finalista do Prêmio Jabuti 2015), publicadas pela Editora Unesp, dirige também a Coleção Revoluções do Século 20.

TítuloBrasil: história, textos e contextos
Autora: Emília Viotti da Costa
Número de páginas: 352
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58,00
ISBN: 978-85-393-0607-7