Especialista analisa os laços entre os Estados Unidos e a Alemanha

Notícia
Notícias
segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Pesquisador investiga elementos do passado e que possam ainda 
pesar no relacionamento entre os dois países

Linhas cruzadasComo será a ligação entre os Estados Unidos e a Alemanha? Os dois países têm semelhanças no passado? Em Linhas cruzadas sobre as relações entre os Estados Unidos e a Alemanha, lançamento da Editora Unesp, Sebastião C. Velasco e Cruz busca responder a essas e outras questões ao esmiuçar a conexão entre duas das maiores potências mundiais e expor as peculiaridades da relação entre elas. 

A obra traz diversas facetas dos laços profundos e antigos que unem historicamente Alemanha e Estados Unidos, compondo um mosaico que contempla o passado e o presente desse relacionamento para se compreender os pontos em que as nações se tangenciam e se distanciam no cenário mundial.

Um exemplo de ponto em comum entre ambos os países é o fato de que o surto de desenvolvimento se deu após a resolução da questão da unidade nacional. Seus processos de formação nacional foram longos e tortuosos, díspares em todos os aspectos, mas os pontos de contato entre os rumos da Alemanha e dos Estados Unidos não se devem ao acaso.

O livro mostra que os dois países, por caminhos diferentes, estiveram na vanguarda da segunda revolução industrial, com a introdução de novos ramos industriais e das transformações estruturais sintetizadas na noção de capitalismo monopolista. Essa dinâmica econômica terminou por influenciar, ao mesmo tempo, as relações das duas potências entre si e a postura desses dois países em suas respectivas esferas de atuação internacional.  

Sobre o autor – Sebastião C. Velasco e Cruz é professor titular do Departamento de Ciência Política da Unicamp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Autor de inúmeros trabalhos sobre economia e política no Brasil contemporâneo e relações internacionais, publicou pela Editora Unesp Trajetórias: capitalismo neoliberal e reformas econômicas nos países da periferia (2007), O Brasil no mundo. Ensaios de análise política e prospectiva (2010) e Os Estados Unidos no desconcerto do mundo: ensaios de interpretação (2012), entre outros.    

Título: Linhas cruzadas sobre as relações entre os Estados Unidos e a Alemanha
Autor: Sebastião C. Velasco e Cruz
Número de páginas: 116
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-393-0637-4

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp