Especialista discute gestão da comunicação em rede para o mercado editorial

Notícia
Notícias
segunda-feira, 16 de maio de 2022

As aulas ocorrem nos dias 20 e 27 de maio e 3, 10 e 17 de junho, das 19h30 às 21h30

Em tempos de comunicação em rede digital, cada dia é dia de segurar a onda de alguma "treta" nas redes sociais. As organizações editoriais precisam estar preparadas para enfrentar esse dia a dia desafiador. Por isso, para conhecer os aspectos comunicacionais e da convergência midiática - um diferencial estratégico dos profissionais da gestão da comunicação em rede - a Universidade do Livro lança a formação a distância ao vivo Gestão da comunicação em rede: #tretadodia.

As aulas, que ocorrem nos dias 20 e 27 de maio e 3, 10 e 17 de junho, das 19h30 às 21h30, buscam incutir nos alunos o entendimento das estruturas das redes sociais e as características do ambiente digital, assim como suas implicações na contemporaneidade, o que ajuda a valorizar o exercício das práticas comunicacionais e a criação de conteúdo. Dar ênfase ao relacionamento com os stakeholders e à pesquisa como recurso essencial para tal, além de valorizar a interação entre os atores das redes, também fazem parte da programação. A formação evidencia, ainda, a importância da comunicação interpessoal, das práticas da hospitalidade em ambiente virtual, do gerenciamento de crises de imagem e reputação.

Confira o programa:

Aula 1
Teoria: Noções sobre os conceitos de sociedade em rede, formação de redes de relacionamentos e cibercultura.
Prática: Debate virtual

Aula 2
Teoria: Relacionamento com stakeholders e pesquisa como ferramenta fundamental.
Prática: Estudo de caso

Aula 3
Teoria: Redes sociais e práticas comunicacionais.
Prática: Estudo de caso

Aula 4
Teoria: Comunicação em rede e criação de conteúdo.
Prática: Solução de problemas

Aula 5
Teoria: A hospitalidade em ambiente virtual, em rede e o gerenciamento de crises de imagem e reputação (#tretadodia).
Prática: Chuva de ideias

O investimento é de R$ 280 (valor único, com desconto) em até três parcelas de R$ 93,34 no cartão de crédito, ou à vista por PIX até dia 20 de maio.

O curso será on-line e ministrado através do Google Meet e da plataforma AVA Ead/Unil (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O acesso à plataforma será liberado no dia 20 de maio de 2022, a partir das 18h. O acesso ao Google Meet será liberado nesse mesmo dia, a partir das 19h25 (links das aulas na plataforma).

Sobre a docente - Maria José Rosolino é doutora e mestre em hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi coordenadora dos cursos de Produção Editorial por 11 anos (de 2004 a 2015) e de Relações Públicas por 4 anos (de 2011 a 2015), reativando a graduação na mesma instituição. Atuou no curso de Editoração da Universidade de São Paulo como professora substituta da disciplina de Marketing para as Empresas Jornalísticas e Editoriais, entre 2009 e 2010. Participou da estruturação pedagógica do curso de pós-graduação Produção Editorial (lato sensu), da Faculdade Paulus de Tecnologia Paulus e Comunicação, além de ministrar aulas nos módulos ofertados entre 2018 e 2019. Tem experiência em educação no ensino superior há 18 anos. O diferencial dessa experiência está na prática em sala de aula e na elaboração de projetos de relações públicas e produção editorial com estratégias de metodologias ativas, objetivando a construção de um conhecimento teórico-prático. Entre 2019 e 2021 retornou à coordenação do curso de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi e desde agosto de 2021 atua como professora na referida instituição de ensino. No mercado de trabalho editorial foi gerente de comunicação e marketing da editora Scipione por 11 anos.

Gestão da comunicação em rede: #tretadodia | On-line e ao vivo

Data: 20 e 27 de maio e 3, 10 e 17 de junho, das 19h30 às 21h30
Carga horária: 10 horas
Inscrições: até 20 de maio, às 15h
Investimento: R$ 280,00 (valor único, com desconto) em até três parcelas de R$ 93,34no cartão de crédito ou à vista por PIX até dia 20 de maio.

E-mail: unil@unesp.br 

Clique aqui para informações e inscrições on-line.  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br