Especialistas formulam quatro cenários sobre cooperação regional em termos de defesa e segurança do Brasil

Notícia
Notícias
segunda-feira, 14 de março de 2022

Estudo nasce da necessidade de compreender oportunidades e desafios do país em possíveis situações futuras até 2048

Partindo de um esforço da universidade pública para produzir insumos para o processo decisório, fundamental para estabelecer parâmetros democráticos e participativos em temas usualmente mais distantes das análises cotidianas da sociedade, pesquisadores do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos (GECeP), vinculado ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e à Unesp, buscaram compreender oportunidades e desafios do Brasil no que se refere ao tema da defesa e da segurança internacional e tem como referência situações futuras. Assim, nasce Em defesa da cooperação:quatro cenários sobre cooperação em defesa no entorno estratégico do Brasil até́2048, lançamento da Editora Unesp.

“O presente estudo tem como marco temporal o ano de 2048 e é guiado pela seguinte indagação: quais são os caminhos para que, até 2048, o Brasil tenha uma Política de Defesa alinhada à cooperação em defesa e segurança no seu entorno estratégico?”, perguntam-se Luiza Elena Januário, Tamires Aparecida Ferreira Souza e Samuel Alves Soares, organizadores da obra. “Assim, o cerne do trabalho reside na formulação de uma ferramenta para o planejamento estratégico brasileiro em matéria de defesa e segurança internacional, com foco nas dinâmicas de cooperação regional. Este estudo foi desenvolvido entre os anos de 2012 e 2018, de modo que o contexto de finalização desta publicação é distinto do mundo em que vivíamos durante a elaboração dos cenários. Alguns pontos que levantamos como conjecturas já se concretizaram, e algumas das possibilidades levantadas parecem hoje mais remotas. Contudo, as mudanças que ocorreram nos últimos três anos de forma alguma invalidam as reflexões aqui levantadas.”

A pesquisa se iniciou com a identificação de um conjunto de variáveis, a partir das quais foram formulados oito eixos para a condução do relatório, que deram origem a quatro cenários: postura do Brasil em relação à cooperação regional, emprego das Forças Armadas em questões de segurança pública, presença dos Estados Unidos na América do Sul, tensões entre os países da região, percepções dos governos sul-americanos sobre as potências extrarregionais, defasagem tecnológica da América do Sul em relação aos países de maior desenvolvimento relativo, nível de estabilidade política interna nos países sul-americanos e presença do Brasil na África Atlântica. 

“A ferramenta de cenários prospectivos não objetiva realizar previsões sobre futuro, o qual é incerto e mutável, pois depende das decisões a serem adotadas”, registram os pesquisadores. “Os cenários são um esforço de reflexão sobre futuros possíveis para informar sobre tendências, articular uma visão acerca dos objetivos e futuros desejados, assim como alertar sobre riscos.” O propósito é incitar os tomadores de decisões a pensar e planejar políticas que podem ser iniciadas no presente e reiteradas no futuro imediato, para se distanciar dos cenários desfavoráveis e aproximar-se dos desejáveis.

Sobre os organizadores

Luiza Elena Januário é doutora e mestre em pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e pesquisadora do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (Gedes).

Tamires Aparecida Ferreira Souza é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” e pesquisadora Gedes.

Samuel Alves Soares é professor associado da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas”. É fundador e coordenador do GECeP, pesquisador do Gedes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

Título: Em defesa da cooperação: quatro cenários sobre cooperação em defesa no entorno estratégico do Brasil até́ 2048
Organizadores: Luiza Elena Januário, Samuel Alves Soares, Tamires Aparecida Ferreira Souza  
Número de páginas: 132
Preço: Download gratuito
ISBN: 978-65-5714-067-3

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br