Especialistas fornecem teorias, experimentos e aplicações dos métodos eletroanalíticos

Notícia
Notícias
quarta-feira, 13 de julho de 2022

Coletânea de artigos tem por objetivo alcançar tanto os estudantes da área de química e de outras que sejam conexas, quanto os profissionais que atuam na área de análises químicas  

Voltado a estudantes da área de química e também a profissionais que atuam no segmento de análises químicas, o livro Métodos eletroanalíticos: conceitos, experimentos e aplicações, lançamento da Cultura Acadêmica – selo da Fundação Editora da Unesp –, apresenta conceitos fundamentais dos métodos eletroanalíticos, além de propor inúmeros experimentos para o desenvolvimento das habilidades laboratoriais e mostrar a variedade de aplicações desses métodos em diversos setores da sociedade.

“Os métodos eletroanalíticos constituem um grupo importante dos chamados métodos instrumentais de análise, dentro da tradicional área de Química Analítica”, registra a apresentação da obra. “Esses métodos envolvem conceitos fundamentais de Eletroquímica da área de Físico-Química e conceitos básicos de Eletroanalítica da área de Química Analítica. Essa interdisciplinaridade propicia uma grande abrangência na resolução de complexos problemas encontrados na realização de análises químicas. No entanto, essa interdisciplinaridade provoca inúmeras dificuldades na compreensão e utilização desses métodos na realização de análises químicas. Em razão disso, um dos objetivos principais na elaboração deste livro foi propiciar um material que possibilite aos profissionais da área a plena compreensão dos métodos eletronalíticos.”

Os conceitos dos métodos eletroquímicos são introduzidos de maneira simplificada e com auxílio de fórmulas, gráficos e tabelas. Já os experimentos propostos foram elaborados com equipamentos simples e acessórios artesanais, possibilitando a execução em laboratórios com restrições orçamentárias. E, por fim, as aplicações práticas são apresentadas em sua diversidade de utilização em análises das mais variadas espécies químicas em diferentes setores de atuação, como meio ambiente, saúde e energia.

Ao longo de sete capítulos, um conjunto de autores que exercem funções de professores universitários, pesquisadores científicos, técnicos de laboratórios e estudantes de pós-graduação do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) contemplam os métodos potenciométrico, condutimétrico, eletrogravimétrico, coulométrico, voltamétrico, amperométrico e de redissolução. Cada texto é acompanhado de referências bibliografias específicas e de apêndices com informações relevantes para o leitor que desejar aprofundar os conhecimentos sobre essa fascinante área do conhecimento científico.  

Sobre os organizadores  

Nelson Ramos Stradiotto tem graduação em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). É mestre e doutor pelo Instituto de Física e Química de São Carlos da USP e livre-docente e professor titular pela FFCLRP/USP. Pesquisador visitante nas Universidades de Southampton, Loughborough e Oxford (Reino Unido). Professor visitante nas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor no Departamento de Química da FFCLRP/USP e no Instituto de Química (IQ) da Unesp. Sua área de pesquisa está relacionada com sensores, detectores eletroquímicos acoplados com técnicas cromatográficas e métodos eletroanalíticos na área de bioenergia, com ênfase em biocombustíveis, bioprodutos, biomassa e biorrefinaria.  

Hideko Yamanaka é docente no Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Araraquara, desde 1981. Possui mestrado pela Unesp, doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado pela Universidade de Florença (Itália) e pela Universidade Masaryk (República Checa). Atua nas disciplinas de Química Analítica nos cursos de Química, Farmácia e Engenharia Química, além de oferecer orientação nos programas de pós-graduação em Química e em Biotecnologia. Sua linha de pesquisa compreende a área de biossensores.  

Maria Valnice Boldrin Zanoni é professora titular de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É mestra e doutora em Ciências Químicas pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorados na Universidade de Loughborough (Reino Unido), Universidade de Wisconsin, Madison (Estados Unidos), e Universidade de Oxford (Reino Unido). Em 2014, recebeu o prêmio da Elsevier/Capes como uma das dez pesquisadoras brasileiras com trabalho de maior impacto na comunidade cientifica e, em 2017, foi eleita como membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp).  

Maria Del Pilar Taboada Sotomayor é líder do Grupo Nano(bio)mimeticsensors e professora associada da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desde 2018 é doutora honoris causa da Universidade Nacional de Engenharia (Peru). Trabalha principalmente no desenvolvimento de sensores biomiméticos eletroquímicos e ópticos baseados em catalisadores biomiméticos e polímeros impressos molecularmente. Além disso, atua no desenvolvimento de genossensores e dispositivos de análise rápida baseados em fluxo lateral.  

Título: Métodos eletroanalíticos: conceitos, experimentos e aplicações
Organizadores: Nelson Ramos Stradiotto, Hideko Yamanaka, Maria Valnice Boldrin Zanoni, Maria Del Pilar Taboada Sotomayor 
Número de páginas: 272
Formato: 13,7 x 21 cm 
Preço: R$ 68
ISBN: 978-65-5954-175-1  

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br