Especialistas mergulham em conceitos de gestão profissional por meio de competências

Notícia
Notícias
terça-feira, 28 de junho de 2022

Volume tem como proposta disponibilizar uma ferramenta útil às organizações para a promoção e o reconhecimento do trabalhador

Com pouco mais de duas décadas, o século XXI já tem se mostrado cada vez mais desafiador: mudanças ocorrem a todo momento e a humanidade tem sido convocada a se adaptar rapidamente. No mundo do trabalho não poderia ser diferente. As organizações precisam se adaptar com rapidez às novas demandas que a atual configuração do mundo laboral exige. Entre elas, assume lugar de destaque a valorização do ser humano que trabalha. Nesse sentido, o livro Gestão de desenvolvimento profissional por competências, seguido de Dicionário de competências pessoais e profissionais, organizado por Dinael Corrêa de Campos e lançado pelo selo Cultura Acadêmica, da Fundação Editora Unesp, tem como proposta disponibilizar às organizações uma ferramenta para a promoção e o reconhecimento do trabalhador.

“Pouco mais de duas décadas já se passaram neste século e estamos a cada dia tentando nos adaptar às constantes mudanças que no mundo do trabalho se fazem presentes: revolução 4.0, mundo Vuca, mundo Bani, ‘plataformização’, ‘uberização’, I. A., ‘novo normal’, mundo pandêmico, mundo Covid, mundo pós-Covid..., e tantas outras questões que exigem e exigirão que tenhamos autoconhecimento se quisermos discernir o que de fato nos é ou não é bom, será ou não nos será bom”, pontua o organizador da obra. “Assim, os capítulos que se seguem tiveram como motivação propor uma reflexão dialogada sobre a ressignificação do trabalho como dimensão humana, bem como da realização pessoal de quem trabalha. Não podemos negar, com toda a certeza, que depositamos no trabalho nossas esperanças de sucesso e realização pessoal. Nada mais tem se configurado como grande engano. Sucesso e realização pessoal cada vez mais são formados pelas escolhas que fazemos diariamente para nos sentirmos bem, usufruindo do nosso bem-estar. Desenvolver-se, aprimorar-se, buscar o autoconhecimento, pode ser uma de nossas escolhas. Pode ser.”

A obra divide-se em duas partes: na primeira, apresentam-se nove capítulos, que buscam refletir sobre temas como o mundo atual e a segurança psicológica nos espaços organizacionais, a importância do papel e atuação do Departamento de Gestão de Pessoas, a visão de um líder na implantação e implementação de uma gestão por competências, a representação trabalhista nas mesas de negociações de carreira, tendências recentes nas relações de trabalho em grandes organizações, supervisão dialógica na administração pública, construção participativa, carreira baseada em competências, relatos de experiências vividas por trabalhadores e trabalhadoras de diferentes campos de atuação e os desafios de se implementar uma política de gestão de pessoas por competências. Já a segunda parte do livro se compõe por um dicionário de competências, em que são descritos, classificados e sugeridos alguns termos para a implantação e implementação de uma gestão por competências em uma organização.

“O livro preenche importante lacuna na literatura, com capítulos de leitura leve e concisa, e brinda o leitor com inédito dicionário de competências”, anota o reitor da Universidade Estadual Paulista, Pasqual Barretti, que assina o prefácio. “O conjunto da obra traz contribuição ímpar aos gestores e os induz à reflexão e reavaliação de conceitos e processos que certamente serão fundamentais para que órgãos e organizações encurtem a distância que separa o presente e o desafiador futuro que os espera.”

Sobre o organizador - Dinael Corrêa de Campos é psicólogo. Vice-chefe do departamento de psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), câmpus de Bauru. Docente e supervisor de estágios do curso de Psicologia. Vice-coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho (Unesp-Bauru). Foi coordenador do curso de Psicologia. Doutor em Psicologia como Ciência e Profissão. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Conselho Federal de Psicologia. Autor dos livros: Ousadia em estar feliz; Atuando em Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional e Recursos Humanos (2.ed.); e Metodologias de Pesquisa em Ciências: análises quantitativa e qualitativa (2.ed.).  

Título: Gestão de desenvolvimento profissional por competências
Organizador: Dinael Corrêa de Campos    
Número de páginas: 290
Formato: 13,7 x 21 cm
Preço: R$ 55
ISBN: 978-65-5954-198-0

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br