'Estadão' dá grande destaque ao lançamento da Coleção Georges Simenon pela Editora Unesp

Notícia
Notícias
terça-feira, 4 de novembro de 2025

Matéria especial celebra a genialidade do autor belga e o ambicioso projeto editorial
que levará sua obra completa ao público brasileiro até 2036

A edição do último dia 29 de outubro do jornal O Estado de S. Paulo trouxe uma matéria dedicada ao lançamento da Coleção Georges Simenon pela Editora Unesp. A reportagem, publicada na seção de Cultura com o título “Todo Simenon”, apresenta o escopo da obra do autor belga, conhecido por sua escrita concisa, foco psicológico e pelas histórias protagonizadas pelo Comissário Maigret.

O material saiu com destaque no impresso e também no portal, aqui e aqui.

Simenon escreveu 239 livros, entre romances policiais e narrativas centradas em conflitos humanos. O texto do Estadão ressalta a relevância de sua literatura, marcada pela atenção à complexidade das emoções e à observação do cotidiano.

Um projeto editorial de longo prazo

A Coleção Georges Simenon será publicada em etapas até 2036, com quatro volumes a cada seis meses. Cada volume reunirá quatro obras e será dividido em duas séries:

  • Comissário Maigret – com os romances policiais protagonizados pelo célebre detetive.
  • Romances e outros escritos – com os chamados romances duros, de caráter mais existencial.

O projeto segue a ordem cronológica original de publicação, começando pelas obras da década de 1930, e conta com a supervisão de John Simenon, filho do autor.

Repercussão e posicionamento institucional

A publicação da matéria já gerou repercussão positiva no mercado editorial, indicando interesse crescente por esse relançamento planejado da obra completa de Simenon no Brasil.

“É motivo de orgulho para a Editora Unesp realizar esse projeto de fôlego com o selo de excelência que a obra de Simenon exige — e receber esse destaque na imprensa nacional logo no lançamento só reforça a importância cultural e literária da iniciativa”, afirma Jézio Hernani Bomfim Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br